5 alimentos que você não deveria comprar congelados
A melhor alternativa é comprar estes itens frescos porque congelados não fazem bem.
Os alimentos congelados podem ser bastante práticos no dia a dia, mas não são a opção mais saudável. A força da indústria mundial de congelados é tanta que cresceu muito nos últimos anos, e tem previsão de faturar 390 bilhões de dólares até 2030.
Se você tem o costume de alimentar essa indústria comprando muitos congelados no mercado, atenção: nutricionistas e chefs de cozinha do mundo todo se reuniram para estabelecer comidas para não se comprar congeladas. Confira-as a seguir.
5 alimentos para não se comprar congelados
Pão
Mesmo que massas congeladas sejam úteis para você assar em casa, é melhor evitar uma delas: o pão. Isso porque a fermentação é alterada ao passar de uma refrigeração grande para altas temperaturas no forno ou em micro-ondas. A melhor opção é comprar pão fresco.
LEIA MAIS: 6 alimentos que podem ser congelados e você não sabia – Confira!
Carne de hambúrguer
A tentação é grande, por isso várias pessoas aproveitam e compram, além do pão, as carnes para hambúrguer. Acontece que as congeladas e pré-fabricadas apresentam muitos conservantes, o que faz mal à saúde a longo prazo. Melhor é comprar o blend de carnes frescas nos açougues para fazer hambúrguer em casa.
Brócolis
Por ser um vegetal bastante sensível em relação aos outros, o brócolis perde muitos nutrientes se comprado congelado. Necessariamente, essa perda acontece no momento em que ele descongela para ser utilizado em pratos diversos. Descongelado, o brócolis apresenta em baixíssima quantidade os benefícios nutricionais que oferece, como fibra, ferro e vitaminas K e C. Melhor, claro, é comprar brócolis frescos em feiras.
Morango
Os morangos normalmente são comprados congelados na maior parte do ano porque a temporada em que brotam frescos é de maio a julho. Mas, se for possível evitar comprá-los congelados, melhor. Isso porque eles ficam supersaturados de água e se desintegram, pela sua natureza porosa. Ao se desintegrarem, facilita-se assim a proliferação de fungos.
LEIA TAMBÉM: 5 coisas que você NÃO deve colocar na Airfryer – e o porquê!
Ervas finas
O consumo de ervas finas congeladas para tempero cresceu atualmente, mas o recomendado é que seja evitado. Não há alteração substancial nos nutrientes delas, mas se desidratam quando descongeladas. Isso faz com que o gosto nas refeições se perca e fique sem graça.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.