CNH Social: 5.000 vagas abertas para habilitação gratuita

Já estão abertas as inscrições para o programa CNH Social. Nesta edição, 5.000 pessoas serão contempladas pelo benefício.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

Muitos jovens adultos não pretendem obter uma CNH. As razões são complexas, mas, como acontece com todas as outras mudanças sociais significativas, os fatores econômicos desempenham um papel dominante.

Pensando nesse fator, diversos estados implementaram o programa CNH Social. O programa tem como objetivo custear a maior parte das despesas referentes a emissão da primeira CNH.

O Governo de Goiás abriu 5.000 vagas para seu programa de CNH Social. Para participar os interessados devem acessar o site do Detran-GO e realizar a inscrição. As inscrições ficam abertas até o dia 18 de outubro.

Interesse em ter uma CNH

Ao longo dos anos, o interesse em ter uma CNH diminuiu. O custo de aquisição de um veículo é alto demais para muitas famílias. Até mesmo o compartilhamento de um único veículo acarreta encargos financeiros substanciais na forma de seguro, combustível e custos de manutenção. 

A adição de um motorista jovem – estatisticamente muito mais provável de se envolver em acidentes – pode adicionar centenas de reais à apólice de seguro de automóveis de uma família.

O estudo de 2013 do U of M Transportation Research Institute perguntou a jovens por que eles não tinham uma CNH. Eles deram inúmeras respostas, muitas das quais estão inter-relacionadas ou combinadas umas às outras.

Aqui estão os oito principais motivos que eles deram:

  • “Muito ocupado ou pouco tempo para tirar a carteira de motorista” (37%);
  • “Possuir e manter um veículo é muito caro” (32%);
  • “Conseguir transporte de terceiros” (31%);
  • “Prefere andar de bicicleta ou caminhar” (22%);
  • “Prefere usar o transporte público” (17%);
  • “Preocupado com o impacto da direção sobre o meio ambiente” (9%);
  • “Capaz de se comunicar ou conduzir negócios online” (8%);
  • “Deficiência/problemas médicos/de visão” (7%).
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais