Cheiro de gasolina: Por que algumas pessoas gostam tanto?

Existem algumas explicações para gostar desse cheiro.

Se você já sentiu o cheiro de gasolina enquanto abastecia o carro e estranhamente gostou dele, saiba que você não é a única pessoa do mundo que sente isso.

Existem muitas pessoas que acham o cheiro de gasolina bom, assim como também existem pessoas que não gostam de forma alguma dele e sentem náuseas quando são expostas a ele.

Porém, se você é uma pessoa que gosta do cheiro, mas sempre se perguntou o porquê disso, saiba que hoje vamos tirar suas dúvidas. Acompanhe as informações a seguir e entenda melhor sobre o assunto!

Ingrediente que compõe a gasolina

O benzeno é um ingrediente que compõe a gasolina, fazendo com que os níveis de octanagem fiquem maiores. Como resultado, o combustível passa a ter uma eficiência maior, além de melhorar o desempenho do motor do veículo.

LEIA MAIS: Motivo surpreendente para carregar uma garrafa de água VAZIA nas suas viagens – Entenda!

O benzeno possui um cheiro naturalmente doce, que pode ser sentido por pessoas com olfato mais sensível. Esse cheiro é tão forte que pode ser sentido mesmo em pequenas proporções. O benzeno evapora rapidamente, e é possível sentir esse aroma de forma instantânea no ambiente.

Não é incomum gostar desse cheiro

Mesmo que você ache que está sozinho, gostar do cheiro de gasolina não é algo incomum. Durante os anos, o benzeno foi adicionado em alguns produtos que consumimos, como loção pós-barba e duchas, com o objetivo de trazer um aroma mais doce para o produto.

Esse componente também foi muito utilizado como um solvente para criar o café descafeinado. O uso não durou por muito tempo, afinal, foi descoberto que o benzeno é um componente cancerígeno e bem perigoso quando é inalado em concentrações muito altas.

Por isso, mesmo que você goste de sentir o cheiro do benzeno que compõem a gasolina, é importante evitá-lo.

Por que as pessoas gostam desse aroma?

A gasolina é um produto composto de vários ingredientes, como lubrificantes, descongelantes, compostos químicos, agentes antiferrugem e muito mais. Todos esses componentes fazem com que o cheiro da gasolina seja tão particular.

Mas, isso não explica o fato das pessoas gostarem tanto desse cheiro. Existem algumas teorias para isso.

LEIA TAMBÉM: Sem querer! 7 invenções surpreendentes que surgiram por acidente

A primeira delas é que o nosso nariz pode trazer algumas lembranças à nossa memória quando sentimos um cheiro mais familiar, fazendo com que você volte no tempo e sinta uma sensação boa com isso.

A segunda teoria está no fato do efeito que o benzeno pode trazer nos receptores nervosos do nosso corpo, pois quando ele é inalado pelo nariz, ele traz uma sensação de euforia temporária.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também