Conheça 16 celebrações e festas populares da Alemanha

O calendário festivo no país é movimentado durante todo o ano, com celebrações conhecidas e, também, exclusivas da Alemanha.

A Alemanha é, sim, um país de festa! Aliás, o calendário festivo do país tem celebrações durante todo o ano, muitas delas únicas do país. Muito mais que a cerveja, charcutaria e o famigerado 7×1 que todo brasileiro quer esquecer, as 16 celebrações e festas populares da Alemanha que você vai conhecer agora são incapazes de deixar alguém parado!

Algumas tradições alemãs são conhecidas pelos brasileiros, especialmente para os nascidos no sul do país. Quem nunca ouviu falar na divertidíssima Oktoberfest de Blumenau? Porém, apesar de muitas celebrações serem comuns à maior parte dos países, a Alemanha guarda suas encantadoras particularidades folclóricas.

Veja, a seguir, uma lista com algumas celebrações e festas típicas da Alemanha separadas pelo mês em que ocorrem. Você, com certeza, vai querer fazer suas malas e preparar seu roteiro pelo animado país!

Festas e celebrações típicas da Alemanha

Janeiro

1 Neujahr (Dia de Ano Novo)

Neujahr (Dia de Ano Novo)
Queima de fogos do ano novo alemão

Os alemães marcam o Ano Novo com celebrações, fogos de artifício e festas. A Feuerzangenbowle é uma bebida tradicional popular do Ano Novo alemão. Seus principais ingredientes são vinho tinto, rum, laranja, limão, canela e cravo. Os alemães também costumam enviar cartões para contar à família e aos amigos os acontecimentos de suas vidas durante o ano passado.

2 Swabian-Alemannic Fasnacht

Swabian-Alemannic Fasnacht
Desfile de mascarados no Swabian-Alemannic Fasnacht

A Swabian-Alemannic Fasnacht é uma festa bem parecida com o Carnaval brasileiro. No dia 6 de janeiro, moradores do estado de Baden-Württemberg saem às ruas tocando músicas típicas e usando máscaras folclóricas.


Fevereiro

3 Carnaval de Colônia

Carnaval de Colônia
Carnaval de Colônia

O Carnaval de Colônia é um Carnaval de rua que começa no dia 11 de novembro e só termina na quarta-feira de cinzas. Listamos a celebração aqui porque o ápice da festa acontece na semana da quaresma. Os festeiros saem às ruas fantasiados e acompanhando os carro alegóricos, claro, apreciando uma boa cerveja.

Março

4 Fastnacht / Karneval (Carnaval)

Fastnacht / Karneval (Carnaval)
Carnaval Alemão

A data varia, mas o Karneval alemão é a última oportunidade para comemorar antes da temporada da Quaresma e tem muitos nomes: Fastnacht, Fasching, Fasnacht, Fasnet ou Karneval. Um dos destaques é o Rosenmontag, a chamada Weiberfastnacht ou Quinta-feira Gorda, comemorada na quinta-feira anterior ao Karneval. O Rosenmontag é o principal dia de celebração, apresentando desfiles e cerimônias para expulsar os espíritos malignos.


Abril

5 Ostern (Páscoa)

Ostern (Páscoa)
É costume na Páscoa alemã a decoração de ovos

A celebração germânica de Ostern apresenta os mesmos ícones (ovos, coelhos, flores) e costumes da Páscoa de outras versões ocidentais. Os três principais países de língua alemã (Áustria, Alemanha e Suíça) são predominantemente cristãos. A arte de decorar ovos ocos é uma tradição austríaca e alemã. 


Maio

6 May Day

May Day
May Day na Alemanha

O Dia Internacional do Trabalhador, em 1º de maio, é feriado nacional na Alemanha, Áustria e na maior parte da Europa. Outros costumes alemães também celebram a chegada da primavera em maio. A Noite de Walpurgis (Walpurgisnacht), anterior ao Primeiro de Maio, é semelhante ao Halloween. De raízes pagãs, a festa é marcada pelas fogueiras que afastam o fim do inverno e dão boas-vindas à época de plantio.


Junho

7 Vatertag (Dia dos Pais)

Vatertag (Dia dos Pais)
Dia dos Pais alemão, regado a bastante álcool

O Dia dos Pais na Alemanha começou na Idade Média como uma procissão religiosa em homenagem a Deus Pai, no Dia da Ascensão, depois da Páscoa. Na Alemanha moderna, Vatertag é mais parecido com um dia de passeio, celebrado com um tour pelos pubs, do que a versão mais familiar que conhecemos.


Julho 

8 Grösste kirmes am rhein

Grösste kirmes am rhein
Estrutura da Grösste kirmes am rhein

A Bavária é uma região bem conhecida por suas festas, mas em Düsseldorf, as celebrações ganham outro nível. A Grösste kirmes am rhein é uma enorme quermesse junto ao Rio Reno que atrai, nada menos, que 4 milhões de pessoas todos os anos. São dez dias que começam na terceira semana de julho, oferecendo diversão para a família inteira, como montanha russa, roda gigante e splash.


Agosto

9 Quermesse de Crange (Cranger Kirmes)

Quermesse de Crange (Cranger Kirmes)
A Cranger Kirmes

A Quermesse de Crange acontece em um bairro de mesmo nome, na cidade de Herne, e é a segunda maior festa da Renânia do Norte-Vestfália. A festa dura dez dias, começando na primeira sexta-feira de agosto. Mas, os preparativos já têm início na véspera da abertura, através de uma feira de cavalos com torneios de montaria. A  quermesse reúne 50 atrações em incríveis cinco quilômetros de barraquinhas. 

10 Festa do Vinho de Stuttgart

Festa do Vinho de Stuttgart
Festa do Vinho de Stuttgart

Pensa que os alemães apreciam apenas cerveja? Pois, a Festa do Vinho de Stuttgart está aí para provar que não! A grande celebração acontece desde 1976 e dura 12 dias, desde a última quarta-feira de agosto até o início de setembro. Cerca de um milhão de pessoas participa da celebração nesta região que é conhecida por suas vinícolas. O centro histórico de Stuttgart se enche de atrações e decorações típicas na época da festa.


Setembro

11 Cannstatter Wasen

Cannstatter Wasen
Cannstatter Wasen

Assim como a Oktoberfest de Munique, Stuttgart tem a Cannstatter Wasen, no final de setembro e início de outubro. Com duração de duas semanas, acontece após a concorrente e a Festa do Vinho, também em Stuttgart. Na festa, os visitantes curtem atrações diversas, além de tendas que servem comidas típicas, cerveja e vinho. Ah, e claro, muita gente vestida com roupas tradicionais alemãs.


Outubro 

12 Oktoberfest

Oktoberfest
Oktoberfest

Embora comece em setembro, o feriado mais alemão é o querido Oktoberfest. A tradição começou em 1810 com o casamento do Príncipe Herdeiro Ludwig e da Princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Os recém-casados deram uma grande festa perto de Munique e a celebração foi tão popular que se tornou um evento anual, com cerveja, comida e entretenimento na cidade de Munique.

A festa dura duas semanas e lota o parque de Theresienwiese, em Munique, com cerca de 6 milhões de pessoas, todos os anos. É muita diversão e cerveja em uma das maiores festas da Alemanha!

13 Erntedankfest

Erntedankfest
Desfile no Erntedankfest

O Erntedankfest, ou Dia de Ação de Graças, é celebrado no primeiro domingo de outubro que, geralmente, é também o primeiro domingo após Michaelistag ou Michaelmas. Feriado religioso com dança, comida, música e desfiles deu origem à tradição americana de comer peru no Dia de Ação de Graças.

14 Feira da Cebola de Weimar

Feira da Cebola de Weimar
Festival da Cebola de Weimar

A Feira da Cebola de Weimar é considerada a maior festa do estado de Turíngia e começou em 1653. Anualmente, cerca de 300 mil pessoas participam da festa para provar diferentes receitas com o ingrediente. A festa tem até sua própria representante, a Rainha da Festa da Cebola.

15 Novembro

Novembro
Martinstag na Alemanha

A Festa de São Martinho, ou Martinstag, é uma espécie de combinação do Halloween com Ação de Graças. A lenda de São Martinho conta a história de Martinho, então um soldado do exército romano, que rasgou seu manto em dois para compartilhá-lo com um mendigo em Amiens. No passado, Martinstag era celebrado como o fim da temporada de colheita e, nos tempos modernos, tornou-se o início não oficial da temporada de compras de Natal nos países de língua alemã.


Dezembro   

16 Weihnachten (Natal)

Weihnachten (Natal)
Mercado natalino, em Nuremberg

A Alemanha deu as raízes de muitas das celebrações ocidentais do Natal, incluindo Kris Kringle, uma das alcunhas criadas para o menino Jesus: Christkindl. Eventualmente, o nome se tornou sinônimo de Papai Noel. A árvore de Natal é outra tradição alemã que se tornou parte das celebrações, assim como a ideia de homenagear São Nicolau, também sinônimo de Papai Noel e Pai Natal.

Se planeja uma viagem para a Alemanha, já percebeu que, em qualquer época do ano, pode aproveitar pelo menos uma das 16 celebrações e festas populares alemãs! Ah, e claro, volte aqui para compartilhar sua experiência com a gente!

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Claudiomir Elton Temp Diz

    Sou descendente de 5 geração de alemães e austríacos, pretendo um dia conhecer estes lindos Países!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.