12 castelos do Canadá para você explorar – e se encantar!
Apesar de conhecido pelas cidades modernas, os castelos do Canadá mostram a história colonial do país
Quando falamos em castelos, invariavelmente nos vêm à mente as construções suntuosas da Europa, não é mesmo? Entretanto, os incríveis castelos do Canadá também existem e são um retrato histórico da América Colonial.
Diferente da maior parte dos castelos europeus, as construções canadenses não foram construídas como fortalezas ou proteções contra a guerra. Pelo contrário, tinham o propósito de mostrar luxo e ostentação.
Atualmente, abrigam luxuosos hotéis, além de prédios estatais e museus. Os mais antigos datam de 1700 e são uma viagem no tempo para os visitantes, com obras de arte, objetos e até pessoas vestidas com os trajes de época. Assim, vivenciamos como era a vida nestes que são os incríveis castelos do Canadá e que você conhecerá agora.
12 castelos do Canadá para você conhecer
Ainda que sua aparência seja de fortalezas, os castelos do Canadá, a maioria erguida entre os séculos XIX e XX, serviram como casas para a elite ou escapadas sofisticadas para viajantes que usavam a rede ferroviária do país.
Porém, como mencionamos, há mansões históricas mais antigas que pairam tanto sobre cidades movimentadas quanto no coração de florestas encantadoras.
Stone Hall Castle
Olhando pelo lado de fora, o Stone Hall Castle, nosso primeiro castelo do Canadá, até pode parecer uma casa comum. Mas, a mansão construída em Regina tem paredes de calcário centenária, além de representar uma experiência medieval de outro mundo.
Em 1926, Francis Nicholson Darke construiu o castelo como um porto seguro para sua esposa, Annie, que tinha pavor de ciclones. Para isso, contratou os melhores profissionais da época para construir uma fortaleza capaz de resistir à mais poderosa tempestade.
Como resultado, temos uma construção toda de pedra, das paredes ao telhado, e um abrigo antiaéreo no porão. O castelo é decorado com móveis, tapeçarias e pinturas a óleo originais dos antigos mestres dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Nos últimos anos, o castelo passou por uma reforma para complementar sua fascinante história. Para conhecer, são organizadas visitadas guiadas de terça-feira a domingo.
Hatley Castle
O Hatley Castle é a representação de como dinheiro e arquitetura resolvem aquelas diferenças na hora de projetar uma casa. James e Laura Dunsmuir queriam, respectivamente, um espaço para pesca e um lugar para jantares chiques.
O trabalho criativo e a fortuna do casal resultaram em uma mansão de estilo escocês com torres de 25 metros de altura. Os 42 quartos têm painéis de carvalho e jacarandá, pisos de teca, lareira baronial e luminárias personalizadas.
A propriedade fica em uma área com 2,6 quilômetros quadrados que abrigam jardins, florestas antigas, lagoas e trilhas naturais. Apesar de ser uma propriedade privada, são permitidas visitas gratuitas aos jardins.
Entretanto, para ir além das muralhas do castelo, somente com visita guiada, de abril a setembro.
Chateau Laurier
Nosso terceiro na lista de castelos do Canadá fica na capital, Ottawa. O Fairmont Chateau Laurier, um dos incríveis hotéis-castelo do país, é conhecido como o “Terceiro Parlamento” do Canadá.
A propriedade recebe, há décadas, convenções relevantes, além de ser palco da assinatura de importantes acordos. Imagine quantos políticos já não passaram por lá!
Bom, voltando à estrutura, o castelo foi construído de 1908 a 1912, em estilo gótico francês, com o objetivo de complementar os edifícios do Parlamento nas proximidades. São 426 quartos, alguns deles com vista para o Canal Rideau e o Rio Ottawa. Porém, você não precisa ser uma autoridade política para desfrutar dele!
Wesley Hall
Imagine estudar em um castelo? Essa é a realidade dos alunos da Universidade de Winnipeg que frequentam o campus instalado no Wesley Hall. Trata-se da instalação educacional mais antiga de lá, concluída em 1895.
Parecida com um castelo, a estrutura abrigava as salas de aula, escritórios e dormitórios do então Wesley College, instituto teológico associado à Igreja Metodista e à Universidade de Manitoba. Um dos destaques é o amplo arco de entrada e a torre proeminente.
O salão em estilo românico pode ser visitado por meio da excursão organizada pela Winnipeg Architecture Foundation.
Chateau Lake Louise
Também pertencente à rede Fairmont, o Chateau Lake Louise é mais um dos hotéis-castelo do Canadá. Localizado no Parque Nacional de Banff, em Alberta, é cercado por florestas exuberantes, montanhas e fica à beira de um lago glacial turquesa.
Durante o inverno, esse mesmo lago brilhante congela e se transforma em uma gigante pista de caminhada ou patinação no gelo. Sem falar no fácil acesso a trilhas para caminhadas e esqui.
O Chateau Lake Louise passou por muitas mudanças ao longo dos anos. Inicialmente, era uma cabana de madeira construída pela Canadian Pacific Railway. Depois de um incêndio desvastador, foi reconstruído em 1890 e, por fim, passou por uma grande expansão em 1920.
Hoje, os visitantes de um pedacinho de Nárnia se hospedam na estrutura que disponibiliza 539 quartos ou suítes. De quebra, tem vistas inacreditáveis do famoso lago do Canadá, a geleira Victoria e do pico Fairview.
Craigdarroch Castle
Lar do homem mais rico da Colúmbia Britânica do século XIX, o Craigdarroch Castle é a representação da excentricidade. Primeiro, trazia uma guirlanda em forma de caixa feita de cabelo humano. Macabro, né?
Depois, o que poderia ser um protótipo do Kindle, que permitia a leitura mãos-livres. Completando a lista, sabe-se que o proprietário, Robert Dunsmuir, morreu 17 meses antes que a obra fosse concluída.
Por isso, dizem que sussurros e um piano ecoam pelos corredores vazios. A mansão ainda tem 39 quartos, 17 lareiras, vitrais e móveis da era vitoriana distribuídas em quatro andares. Se tiver coragem de visitar, os passeios pela mansão são realizados às sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h30 às 16h.
Banff Springs Hotel
Mais um exemplar dos castelos do Canadá, o Fairmont Banff Springs Hotel foi originalmente construído pela Canadian Pacific Railway, em 1888. O projeto inicial era feito em madeira, com certeza, uma estrutura bem diferente da atual.
Em 1926, o hotel sofreu um incêndio durante obras de reforma e ampliação. Como resultado, foi projetada uma versão expandida com fortes influências da arquitetura baronial escocesa. O hotel foi concluído e reaberto em 1928.
O castelo fica a 1.414 metros de altitude em uma área de 720 mil m². Ao todo, são 757 quartos em frente ao Monte Rundle. Por isso, os hóspedes podem avistar as Montanhas Rochosas canadenses e aproveitar atividades, como caminhadas na neve e passeios pelos cânions de gelo.
Casa Loma
A Casa Loma, localizada em Toronto, foi projetada em 1911, a pedido de Sir Henry Pellatt. O castelo em estilo neogótico tem 98 quartos, 30 banheiros, um elevador elétrico, uma sala de jantar para 100 pessoas, três pistas de boliche, um campo de tiro, torres altas, passagens secretas sinuosas, um túnel para cavalos e cinco acres de jardins.
Na época, para manter toda essa estrutura, Pellatt empregou 50 cozinheiros, faxineiros e jardineiros em tempo integral. Bom, o sonho arquitetônico acabou se transformando em pesadelo para Pellatt e quase o levou à falência durante a Primeira Guerra Mundial.
Atualmente, a Casa Loma é uma atração turística canadense administrada pela cidade de Toronto. As visitas estão disponíveis de quarta-feira a domingo, das 9h30 às 17h.
Digby Pines
Inaugurado em 1905, Digby Pines foi originalmente um quartel para oficiais do exército durante a Primeira Guerra Mundial. Quando o conflito terminou, a Canadian Pacific Railway comprou a propriedade para reformá-lo no estilo Norman Chateau. O objetivo era atender aos gostos dos passageiros de trens e navios a vapor, em 1929.
Até hoje, o castelo funciona como hotel e possui, em seu terreno, campo de golfe de 18 buracos, piscina externa aquecida e decorada com projeto paisagístico, além das vistas para a Bacia de Annapolis e do Digby Gut, um canal que se conecta à Baía de Fundy.
Dundurn Castle
O Dundurn Castle é mais um dos castelos do Canadá construídos para ostentação e luxo. O projeto de 1835, construído por Sir Allan Napier McNab, custou US$ 175.000 (aproximadamente US$ 5,4 milhões hoje). Na época, foram empregadas as técnicas mais avançadas, resultando em uma residência palaciana.
Hoje, os visitantes podem explorar todos os cantos e recantos do castelo, sob a orientação de guias vestidos com trajes de época.
Chateau Frontenac
Localizado em Quebec, o Chateau Frontenac é um dos hotéis mais fotografados do mundo. Pelo menos, é o que dizem! O prédio icônico fica na cidade alta e dá, aos hóspedes, uma vista incrível, além de ser um pedacinho europeu no município canadense.
Le Manoir Richelieu
O Le Manoir Richelieu fica em norte de Quebec, próximo ao Rio St. Laurence. Também um hotel-castelo, é base para conhecer a região de Charlevoix. Entre as inúmeras atividades que o hotel oferece, estão:
- cross-country skiing
- snowshoeing
- avistamento de baleias
- passeios nos fiordes
- trilhas de montanha
- golf
Então, os castelos do Canadá são mesmo impressionantes, né? Você já teve a oportunidade de visitar algum deles? Se é fã dessas construções imponentes, conheça mais algumas delas, como os dez castelos mais antigos do mundo.