17 castelos da Escócia que são um verdadeiro conto de fadas

O pitoresco país do Reino Unido se destaca por suas paisagens bucólicas e castelos medievais cinematográficos.

- Tempo de leitura: 11 minutos -

A Escócia, assim como todo o Reino Unido, se destaca por sua história dramática e pitoresca. As paredes de seus muitos castelos guardam capítulos dos feitos gloriosos em meio à paisagem escocesa selvagem e acidentada. Os solares das famosas fortalezas espalhadas por todo o país são janelas para o passado. Por isso, vale muito a pena conhecer os castelos da Escócia que são um verdadeiro conto de fadas

A Escócia tem a maravilhosa particularidade de permitir que a maioria dos castelos medievais possam ser vistos em toda sua glória. De fortalezas medievais felizmente preservadas a ruínas românticas no topo de um penhasco. Ou, castelos de princesa com torres a casas assombradas. Não importa o estilo, as lendas e grandeza arquitetônica que cercam estas construções certamente encantam qualquer visitante.  

Muitos serviram de cenário em filmes e programas de TV, enquanto outros conquistaram sua fama nos livros de História. E, o mais interessante, é que boa parte deles foi construída fora dos caminhos turísticos tradicionais, sendo gratas surpresas para quem se arrisca pelas estradas de terra batida. Veja, a seguir, 17 castelos da Escócia que são jóias de um país que se orgulha de suas raízes. 

Castelos da Escócia – 17 para você se encantar

1 Eilean Donan Castle

Eilean Donan Castle
Eilean Donan Castle

O Eilean Donan Castle está, talvez, entre os mais conhecidos da lista. Situado na paisagem montanhosa de uma pequena ilha cercada pelos lagos Loch Alsh, Loch Duich e Loch Long, é destaque por ser um dos castelos mais pitorescos das Ilhas Britânicas. Antes de falar mais sobre ele, é importante lembrar que os clãs têm papel significativo na história escocesa. E, o Eilean Donan Castle foi a fortaleza de dois deles – Mackenzie e Macrae

A construção do castelo remonta ao século XIII, mas foi destruído no século XVII para, somente no século XX, ser reconstruído. Idas e vindas à parte, o Eilean Donan Castle, fortaleza ligada ao continente por uma passarela de pedra, já apareceu em grandes produções cinematográficas, como Highlander e James Bond – The World is Not Enough.  

2 Dunrobin Castle

Dunrobin Castle
Castelo Dunrobin

Os amantes da arquitetura vão se impressionar com o design de chateau francês do Dunrobin Castle, situado na costa norte, perto de Dornoch. O maior castelo das Terras Altas do norte é a casa dos condes e duques de Sutherland desde o século XIII. Situado no meio de uma paisagem deslumbrante sobre jardins murados com vista para o mar, tem 189 quartos e interiores projetados pelo Sir Robert Lorimer, da Escócia. 

3 Edinburgh Castle

Edinburgh Castle
Edinburgh Castle

O Castelo de Edimburgo é, sem dúvida, o principal cartão postal da Escócia. Situado no topo de Castle Rock, tem relevante importância na história do país. A fortaleza foi palco de conflitos históricos, incluindo as Guerras da Independência da Escócia e o levante jacobita. Estudo recente mostrou que o castelo sofreu mais de 20 cercos ao longo de sua história, o que o torna o local mais sitiado do Reino Unido e de todo o mundo.

A Capela de Santa Margarida é a parte mais antiga do castelo, construída no início do século XII, e segue de pé. Atualmente, o Edinburgh Castle recebe mais de 1,5 milhão de turistas anualmente que, ainda, são brindados com uma vista graciosa da cidade.  

4 Floors Castle

Floors Castle
Floors Castle

O Floors Castle está localizado em Kelso, com vistas para o rio Tweed e as colinas Cheviot. Repleto de belas obras de arte, tapeçarias atemporais e antiguidades inestimáveis, o Floors Castle é o maior castelo habitado da Escócia. Lá, residem o duque e duquesa de Roxburghe com sua família. Além de ostentar um interior esplêndido, a propriedade ainda conserva a sombria herança da árvore de azevinho onde, supostamente, o rei Jaime II foi morto em 1460.

5 Glamis Castle

Glamis Castle
Glamis Castle

O Glamis Castle, construído na planície de Strathmore, leste da Escócia, respira história. Construído por volta do século X ou XI, tem projeto baseado em antiga casa-torre, aprimorado entre os séculos XVII e XIX. Com o passar dos anos, tornou-se residência real, contudo, inicialmente foi usado como uma Casa de Caça Real. Depois, já no século XIV, foi a residência ancestral dos Condes de Strathmore e Kinghorne. 

Além disso, a Rainha Elizabeth chamou o Glamis Castle de sua casa de infância. A Princesa Margaret também nasceu lá. Quer saber mais? Shakespeare apresentou o Castelo de Glamis em uma de suas obras mais famosas, “Macbeth”, embora o histórico Rei Macbeth nunca tenha residido ali.

6 Fyvie Castle

Fyvie Castle
Fyvie Castle

O Fyvie Castle foi construído no século XIII, próximo a Turriff, em Aberdeenshire. No início, era um simples castelo, mas passou pelas mãos de cinco famílias poderosas. Obviamente, cada uma deixou sua contribuição, incluindo a adição de uma torre à fortaleza cujo esplendor resiste ao tempo. Seu interior guarda móveis de época, uma magnífica escadaria em arco e diversos tesouros ainda em exibição.

7 Stirling Castle

Stirling Castle
Stirling Castle

O Stirling Castle foi construído no século XII e tem extrema importância histórica e arquitetônica para a Escócia. A impressionante fortaleza situada no topo de um penhasco em Stirling Sill foi palco de um passado tumultuado e, a exemplo dos demais castelos escoceses e ingleses, sofreu pelo menos oito cercos. Maria, Rainha da Escócia, foi coroada no Castelo de Stirling em 1542, assim como outros reis e rainhas escoceses.

A fortaleza também foi uma residência real antes da união entre Escócia e Inglaterra. Por volta do século XVII, a importância do castelo como residência real diminuiu e passou a ser usado principalmente para fins militares, inclusive como prisão.

8 Drummond Castle Gardens

Drummond Castle Gardens
Castelo Drummond

O Drummond Castle Gardens tem um dos mais belos jardins da Europa, tanto que já apareceram no filme Rob Roy e na série Outlander. Localizado próximo a Crieff, em Perthshire, o castelo do século XV não é aberto ao público, mas seus jardins podem ser visitados e estão entre os maiores da Escócia. A característica dominante do projeto hortícola é a Cruz de Santo André, com o relógio de sol multiplex do século XVII no centro.

9 Balmoral Castle

Balmoral Castle
Balmoral Castle

O Balmoral Castle está localizado em Aberdeenshire, no nordeste da Escócia. Desde meados do século XIX, é usado por membros da Família Real Britânica e, até hoje, permanece como posse privada. Tecnicamente, o Balmoral Castle não é realmente um castelo, mas uma casa de campo. Construído no estilo da arquitetura baronial escocesa, o projeto tem autoria do arquiteto William Smith de Aberdeen.

Contudo, o príncipe Albert, consorte da rainha Victoria, fez mudanças significativas no design. Devido às suas limitações de tamanho, o castelo original foi demolido após a construção do atual, em 1856. Na época da morte prematura da Princesa Diana, em 1997, a Rainha Elizabeth II residia no castelo.

10 Kilchurn Castle

Kilchurn Castle
Kilchurn Castle

Poucos castelos escoceses são tão pitorescos quanto o Kilchurn Castle, em Argyll. Construído em um pequeno istmo rochoso unido à costa pelo Loch Awe, é um dos inúmeros castelos erguidos pelo poderoso clã Campbell, que exerceu controle de grande parte do oeste da Escócia no final do período medieval. Do topo, tem-se a vista admirável do Loch Awe e do pico de Ben Cruachan. Não à toa, é um dos castelos mais fotografados do país. 

11 Dirleton Castle

Dirleton Castle
Dirleton Castle

O Dirleton Castle, em East Lothian, vai na contramão dos castelos escoceses que impressionam por sua grandeza sombria e história violenta. Construído no século XII, a charmosa e romântica construção é conhecida por seus esplêndidos jardins que incluem um castelo vitoriano jardim e a orla herbácea de Arts and Crafts. Inclusive, a fronteira herbácea entrou para o Guinness Book of Records como a mais longa do mundo!

12 Duart Castle

Duart Castle
Duart Castle

Localizado na Ilha de Mull, o Duart Castle, construído no século XIII, é a sede do clã MacLean. Estrategicamente situado no alto de um penhasco alto, permite o controle total dos canais ao redor. O castelo foi dado a um chefe escocês como parte do dote que sua noiva trouxe para o casamento em meados do século XIV. Entretanto, estava em ruínas desde o século XVIII, até ser reconstruído por Sir Fitzroy Maclean em 1911. 

Os visitantes podem apreciar as masmorras, os belos arredores, mas também o magnífico Great Hall (Salão Principal), State Bedroom & Dressing Room (Quarto de Estado e Vestíbulo), bem como o Clan Exhibition (Exposição do Clã). O Duart Castle também foi cenário de Entrapment (Armadilha), filme de 1999 com Sean Connery Catherine Zeta-Jones.

13 Kelburn Castle and Country Centre

Kelburn Castle and Country Centre
Kelburn Castle and Country Centre

O Kelburn Castle and Country Centre, em Ayrshire, é amado pelos visitantes em virtude das paredes externas que apresentam um mural com desenhos animados. Por isso, foi apontado como um dos melhores exemplos de arte urbana do mundo. O interior, contudo, contrasta totalmente com seus muros. Exuberante e sofisticado, ainda abriga uma floresta secreta com um jardim chinês, cachoeiras e uma casa de pão de gengibre.

14 Thirlestane Castle

Thirlestane Castle
Thirlestane Castle

O Thirlestane Castle foi construído em três fases, nos séculos XVI, XVII e XIX, em meio a uma bela paisagem com extensos parques. No século XVI, o Lord Maitland de Thirlestane, então residente do castelo, queria confirmar sua posição na sociedade. Por isso, ordenou a construção de uma impressionante torre de pedra retangular de três andares com torres circulares em cada canto.

Mais tarde, o segundo conde de Lauderdale transformou a fortaleza em um palácio. Os tetos de gesso decorados do Castelo de Thirlestane são esplêndidos. 

15 St Andrews Castle

St Andrews Castle
St Andrews Castle

Um dos castelos mais belos da Escócia, o St Andrews Castle está no alto de um penhasco. O castelo teve moradores importantes, incluindo Jaime I, que foi educado no castelo, e Jaime III, nascido na fortaleza. Entre as atrações, estão os túneis de cerco cavados em 1546 e a “masmorra de garrafa”, uma das prisões de castelo mais infames da Grã-Bretanha medieval

16 Inveraray Castle

Inveraray Castle
Inveraray Castle

O Inveraray Castle é dos primeiros exemplares da arquitetura neogótica na Escócia. Desde o século 18, é residência dos Duques de Argyll, chefes do Clã Campbell. O castelo original deu lugar à fortaleza atual cuja construção teve início em 1743. Curiosamente, por volta de 1770, a vila de Inveraray foi deslocada para os fundos, a fim de que o castelo fosse colocado em ambiente mais isolado.

Embora esteja aberto ao público, o XIII Duque de Argyll ainda reside em uma parte do castelo com sua família. Partes do famoso seriado Downton Abbey foram filmadas no Castelo Inveraray.

17 Dunvegan Castle & Gardens 

Dunvegan Castle & Gardens 
Dunvegan Castle & Gardens

Construído no belo cenário ao lado de um lago na Ilha de Skye, o Dunvegan Castle & Gardens é o mais antigo castelo habitado na Escócia. Foi a casa ancestral dos Chefes do Clã MacLeod por 800 anos. Ao visitá-lo, admire as finas pinturas a óleo em exibição, delicie-se com a beleza de seu jardim formal e não deixe de fazer um passeio de barco até o Loch Dunvegan.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.