Carros usados: 5 dicas para não se arrepender na hora da compra

Tome cuidados na hora de escolher um carro usado.

Com o aumento do preço dos carros zero quilômetro, muitos brasileiros estão optando por adquirir um carro usado, que apresenta um valor muito mais acessível quando comparado a um veículo novo. No entanto, antes de realizar a sua compra é importante ficar atento a alguns itens para evitar futuros arrependimentos e garantir que você utilize o veículo sem preocupação.

1 – Compre em uma concessionária ou locadora

As concessionárias e locadoras costumam ser mais criteriosas na entrega de um carro usado a um futuro proprietário. Além de que, os veículos adquiridos nesses locais apresentam uma garantia assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim, caso o carro apresente problemas, você terá um prazo de 90 dias para reclamar.

2 – Verifique a parte mecânica dos carros usados

Antes de adquirir um carro usado é importante fazer um teste-drive para verificar a parte mecânica do veículo. Isso inclui o controle de direção, níveis de ruído na cabine e vibração do volante. Recomenda-se também que se leve um mecânico de confiança na hora da compra para que o carro receba uma boa e precisa avaliação.

3 – Cheque se o veículo foi batido

Para saber se o carro sofreu algum tipo de batida, basta verificar o alinhamento das portas, capôs e porta-malas ou até se há irregularidades nos tons de pintura. Além disso, pode ser observado também os parafusos, caso apresente tons diferentes da carroceria, provavelmente houve algum tipo de conserto nesse veículo.

4 – Analise se o carro possui alguma pendência

Uma das formas de verificar se o carro possui alguma pendência jurídica é por meio dos portais do Detran. Para isso, basta utilizar o número da placa ou o CPF/CNPJ do proprietário. Assim, você sabe se o carro sofreu algum sinistro ou então se apresenta multas e impostos que não foram pagos.

5 – Realize uma vistoria completa na hora de comprar carros usados

Por último, entre em contato com o vendedor para solicitar a realização de uma vistoria. Por meio dela, será possível checar a autenticidade do motor, do chassi do veículo, mas também de outros equipamentos obrigatórios.


Gostou do conteúdo? Pois esperamos que todas essas dicas possam te ajudar na escolha do seu carro usado. Para conferir mais dicas como essa, acompanhe nosso blog!

Você pode gostar também