Seminovos valorizam até 13%: Veja os modelos que mais ganharam valor (e os que mais perderam!)
Fique de olho na estabilidade do mercado.
O mercado de carros seminovos pode ser uma boa opção para quem busca economia e acessibilidade. Segundo a consultoria automotiva Kelley Blue Book (KBB), alguns modelos tiveram uma valorização significativa em 2022. No entanto, a tendência de valorização pode mudar no segundo semestre deste ano.
Por isso, é importante ficar atento aos preços e condições de venda, mas ainda existem modelos que se destacam pela valorização. Muitos consumidores têm buscado opções mais acessíveis no mercado de carros seminovos.
Carros seminovos e acessíveis
Segundo a KBB, alguns modelos tiveram uma valorização de até 13% em 2022, em comparação com o preço de um carro 0 km. Isso significa que um carro comprado por R$ 80 mil no início do ano poderia ser vendido por R$ 90 mil em dezembro, mesmo sendo usado.
LEIA MAIS: Fuja das ciladas! 4 dicas para não se dar mal comprando um carro usado
Mas, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), pode haver uma queda de até 3% nos preços dos veículos seminovos nos próximos meses.
Apesar disso, ainda existem modelos que se destacam pela valorização, como o Fiat Pulse, que teve alta de 13% em 2022. Já entre os carros que mais perderam valor, estão o Volkswagen Voyage e o Peugeot 2008.
Enquanto o Voyage saiu de linha no final do ano passado, o 2008 perde pelo visual defasado e pela falta de equipamentos modernos.
Carros mais valorizados
- Fiat Pulse: 13 %
- Renault Kwid: 7%
- Fiat Mobi: 6%
LEIA MAIS: Projeto proíbe a circulação de motos nos corredores de carros: Entenda!
Carros mais desvalorizados
- Volkswagen Voyage: -18%
- Peugeot 2008: -17%
- Citroën C4 Cactus: -15%
Se você está considerando comprar um carro seminovo, é importante ficar atento aos preços e às condições de venda. A KBB disponibiliza em seu site uma ferramenta para consulta de valores de carros usados e seminovos, que pode ajudar na hora de fechar negócio.
Além disso, é recomendado fazer uma vistoria completa no veículo e verificar se há pendências financeiras ou multas em aberto. Com esses cuidados, é possível fazer uma boa compra e aproveitar a valorização que alguns modelos ainda apresentam.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!