Insufilm com bolha dará MULTA salgada ao condutor; saiba os detalhes!
Considerado infração grave, os condutores de carros com bolhas em insulfilm perdem cinco pontos na carteira e precisam pagar multa
A partir de agora, os carros com bolhas de ar no insulfilm receberão multas classificadas como infração grave, pois elas podem atrapalhar a visibilidade através dos vidros. A nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), nº 960/2022, foi publicada no Diário Nacional da União no dia 17 de junho deste ano e já está em vigor. Acompanhe neste artigo alguns detalhes da nova regra!
Insulfilm com bolhas de ar: agora é considerado infração grave!
O insulfilm é uma película de poliéster coberta com uma camada muito fina de metal, que reveste os vidros para controlar os raios solares. Assim, quando aplicadas nos vidros de automóveis, são transparentes e reduzem a luz solar e o calor.
Apesar dessas vantagens, em algumas situações, as películas de insulfilm podem ficar com bolhas de ar, o que compromete a segurança no trânsito. Afinal, as bolhas no insulfilm prejudicam a visibilidade através dos vidros pelo motorista.
LEIA MAIS:
- 4 dicas para não ser assaltado em seu carro; fique mais seguro!
- É mais importante a idade ou a quilometragem de um carro usado? Confira!
- Como saber se um carro está te seguindo? Saiba o que fazer nessa situação!
A Resolução nº 960/2022 prevê que a multa por circular com o veículo contendo bolhas no insulfilm é correspondente a uma infração grave. Desse modo, o condutor perde 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda recebe uma multa no valor de R$ 195,23.
Ademais, o condutor é obrigado a remover a película no mesmo momento em que seja eventualmente parado, pois a visibilidade prejudicada é um dos principais fatores para acidentes de trânsito. Contudo, vale lembrar que as normas sobre as películas escuras nos automóveis permanecem as mesmas.
Portanto, o para-brisa e os vidros laterais dianteiros precisa ter, no mínimo, 70% de transparência. Já os demais vidros do carro precisam de, pelo menos, 28% de transparência.
Como evitar bolhas no insulfilm do meu carro?
O ideal é que a aplicação do insulfilm seja feita por um profissional, assim, é possível ter segurança e garantia no produto e no serviço. Entretanto, as bolhas de ar no insulfilm podem aparecer depois, pois o tempo de secagem da película é de aproximadamente um mês.
Caso isso aconteça, é necessário analisar a quantidade de bolhas, afinal, pode ser mais simples remover a película completamente e aplicá-la de novo. Contudo, a melhor solução é buscar os profissionais que realizaram o serviço para analisar a situação.
E aí? Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir o blog do Rotas de Viagem e fique por dentro de muitas dicas e novidades!