Carro que anda de lado? Sistema da Hyundai promete fim das balizas – Veja em ação!

A Hyundai surpreende o mundo automotivo com um protótipo de "carro carangueijo" que é capaz de girar e andar de lado

A Hyundai, reconhecida por sua tecnologia e conforto, recentemente lançou um protótipo de carro que está redefinindo os padrões de mobilidade. Esse novo veículo introduz uma tecnologia chamada e-Corner, um sistema que promete revolucionar nossa interação com automóveis.

Imagine um carro desafiando convenções, permitindo manobras impensáveis. O protótipo da Hyundai, equipado com o sistema e-Corner, possui uma característica notável: a capacidade de girar as quatro rodas a um ângulo de 90°, possibilitando não apenas curvas fechadas, mas também deslocamento lateral. Ele ganhou até o apelido de “carro caranguejo”.

Para além dos limites da condução convencional

A tecnologia e-Corner, desenvolvida pela Hyundai Mobis, representa uma evolução significativa na busca por soluções de mobilidade mais inteligentes e úteis. Embora eletrificação e direção autônoma tenham sido focos na indústria automotiva, o e-Corner leva essa revolução a um nível superior, oferecendo um conjunto exclusivo de vantagens.

Hyundai Motor Group/Divulgação

“Essa inovadora tecnologia ainda não foi produzida em massa em nenhum lugar do mundo. Esse recurso permite que o motorista vire facilmente as rodas de um veículo em um espaço limitado, com movimentos mínimos”, declarou a Hyundai.

Uma das características do e-Corner é sua capacidade de transformar o estacionamento em espaços apertados. O motorista agora pode fazer manobras paralelas de forma precisa graças à habilidade do veículo de girar as rodas em ângulos extremos. Isso não apenas aprimora a experiência de estacionamento, mas também reduz o estresse de dirigir em ambientes urbanos congestionados.

Manobras de Giro Zero e Pivot Turn

Além de estacionamento simplificado, o e-Corner possibilita ao veículo realizar movimentos que antes pareciam pertencer somente à ficção científica. O “giro zero” é uma das características notáveis dessa tecnologia. Com as rodas dianteiras viradas para dentro e as traseiras para fora, o carro é capaz de girar suavemente 360 graus enquanto permanece praticamente parado. Isso proporciona ao motorista um nível inédito de agilidade e precisão nas manobras.

Outra realização é o “pivot turn”, uma habilidade que permite ao motorista selecionar qualquer ponto no eixo central do veículo como ponto de giro. Essa funcionalidade oferece flexibilidade sem precedentes ao realizar manobras em espaços apertados ou ao navegar por caminhos desafiadores.

Você pode gostar também