Café quente ou gelado? Saiba qual a melhor opção para ter uma dose extra de cafeína!

Descubra qual tem mais cafeína.

Café quente ou gelado? É uma escolha difícil, mas há detalhes que podem te ajudar a tomar essa decisão. A idade parece ter um papel importante nesse debate. Aparentemente, pessoas mais velhas preferem café quente, enquanto os mais novos preferem o gelado.

Mas, independentemente da idade, os drinques mais frios estão dominando. Segundo informações da Tasting Table, 75% das vendas de bebidas no terceiro trimestre de 2021, no Starbucks, foram de bebidas geladas.

Mas, afinal, por que tanta gente curte o café gelado? Talvez pelo fator divertido ou ainda pela segurança de bebê-lo mais rápido sem queimar a língua. Mas veja: o café quente, na verdade, tem mais cafeína que o gelado.

Por exemplo, um grande café gelado da Starbucks tem apenas 165 mg de cafeína, enquanto um grande Pike Place médio torrado tem impressionantes 310 mg. Então, se você quer aquela chacoalhada de cafeína, opte pela bebida quente.

LEIA MAIS: Beber café antes de fazer compras pode ser um erro – Veja os efeitos!

Mas qual a razão para essa diferença?

A resposta é, na realidade, bastante óbvia. Pelo fato de o café gelado ser preparado com gelo, a bebida acaba sendo mais diluída que o café quente, resultando em uma menor concentração de cafeína.

Opções para quem gosta de café frio

Agora, se você não é fã de bebidas quentes, ainda tem jeito. O café coado a frio é uma boa alternativa. Ele é feito ao deixar grãos moídos em água por pelo menos 12 horas e geralmente tem mais cafeína que o café gelado, mas menos que o café quente.

Por exemplo, um grande café coado a frio da Starbucks tem 205 mg de cafeína. Então, dá para ter aquele impulso extra sem correr o risco de queimar a língua. Outra dica é pedir um expresso gelado ou diminuir a quantidade de açúcar e creme para evitar a diluição.

LEIA TAMBÉM: Quer manter o sabor perfeito? Este é o jeito certo de guardar café!

O importante é ter produtos de qualidade. Isso inclui os próprios grãos de café, é claro, mas também o equipamento.

Itens básicos para considerar incluem um moedor de café, a cafeteira para passar o café e talvez até um espumador de leite para variar nos drinques quentes.

As xícaras, jarras e outras opções para armazenar e servir o café também podem afetar o sabor e a experiência para cada opção.

Gostou deste artigo e quer ver outros semelhantes? Então clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também