Você sabe qual o café mais caro – e estranho – do mundo?

Esses grãos carregam uma característica bem curiosa

Quem não gosta de uma xícara bem quentinha de café, não é mesmo? Essa bebida deliciosa é capaz de nos dar bastante energia para enfrentar o dia a dia, além de nos aquecer bastante nos dias mais frios. Por conta disso, muitas pessoas não economizam na hora de comprar seus grãos, e organizam coleções com produtos que saem de todas as partes do mundo. Quer entrar nesse universo e conhecer os grãos mais custosos? Então, conheça abaixo o café mais caro do mundo.

Kopi Luwak, o café mais caro do mundo

Quando pensamos em café caro, geralmente os copos populares do Starbucks são os primeiros a vir à mente. No entanto, eles não chegam nem perto dos Kopi Luwak, os grãos asiáticos cujo copo pode custar até R$ 500. Dessa forma, acabam se destacando como uma das bebidas não alcoólicas mais caras do mundo. Entretanto, ele possui uma característica que pode não agradar a todos.

Booking.com

LEIA MAIS: 6 tipos de cafés mais estranhos que são consumidos no mundo

Segundo seus produtores, parte do seu valor tão alto é por conta da forma como é produzido, já que ele é encontrado nas fezes da civeta asiática, um pequeno felino que lembra bastante um gato. Assim, as colheitadeiras extraem os grãos dos excrementos e limpam-nos, para então ofertá-los para o mercado. Essa é uma prática bem antiga na região e presente há pelo menos 200 anos.

Civeta asiática
Civeta asiática

Historiadores afirmam que as colônias das Índias Orientais Holandesas de Java e Sumatra proibiam os trabalhadores nativos de beberem café, então eles colhiam os que encontravam nas fezes do animal.

Por que as civetas deixam os grãos tão caros?

As civetas não são capazes de digerir completamente os grãos que comem, então seu trato digestivo acaba removendo boa parte do amargor presente neles, o que altera até mesmo a composição. Esse sabor característico e a oferta baixa no mercado acabam mantendo um preço bem alto do café.

LEIA MAIS: Curiosidades sobre café que você não sabia – e irão te interessar!

Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também