10 Benefícios que a cúrcuma (açafrão-da-terra) tem e você deveria saber – Confira!

Conheça alguns benefícios da cúrcuma, o açafrão-da-terra e como ele pode nos ajudar no nosso dia-a-dia.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

Ouro indiano, açafrão dos pobres… Esses e outros nomes falam claramente da grande importância dessa raiz asiática. Embora seja um condimento muito apreciado na culinária e na dieta por adicionar cor e sabor aos alimentos, suas aplicações no campo da medicina o tornam ainda mais valioso.

A curcumina, seu ingrediente ativo, possui poderosas propriedades biológicas, razão pela qual, na medicina indiana, a cúrcuma é recomendada para tratar dores crônicas e inflamações. Da mesma forma, a medicina ocidental valoriza seus atributos como agente analgésico e curativo.

Tal histórico de atendimento médico desperta a curiosidade para descobrir a que se deve seu poder medicinal, quais são seus benefícios e efeitos colaterais. Este artigo é dedicado a aprender mais sobre esse maravilhoso tempero.

A cúrcuma possui os componentes necessários para que o corpo funcione como um relógio e lute de forma eficaz contra doenças infecciosas, por isso os ensaios clínicos se multiplicaram para entender melhor seu imenso potencial.

De tal forma que sua cor amarela brilhante esconde um mundo de propriedades e benefícios que serão mostrados ​​a seguir.

Propriedades medicinais da cúrcuma

  1. Tem propriedades antibacterianas;
  2. É uma especiaria com poderosas propriedades anti-inflamatórias;
  3. A cúrcuma é fonte de nutrientes e substâncias como vitaminas C, E e K, niacina, sódio, cálcio, potássio, cobre, magnésio, ferro e zinco;
  4. Melhora o processo digestivo;
  5. Possui atividade hepatoprotetora (ação benéfica para o fígado);
  6. Promove a cicatrização e reparação tecidual;
  7. Estimula o sistema imunológico;
  8. Tem efeito hipoglicemiante (diminui o teor de açúcar no sangue);
  9. Tem atividade hipolipemiante (auxilia no controle dos níveis colesterol);
  10. É considerado um excelente antioxidante.

Com base em estudos científicos, foi demonstrado que este alimento desempenha um papel preponderante no tratamento da saúde. Por esse motivo, universidades e laboratórios médicos de todo o mundo dedicaram muito tempo e recursos para aprender mais sobre essa raiz.

Você pode gostar também
3 Comentários
  1. Natan Oliveira Silva Diz

    Todas as informações contidas em todas as matérias são importantíssimas para auxiliar a nossa saúde.

  2. Daniel Diz

    Realmente-os benefícios são inúmeros , melhor que muitos inflamatórios, só esperar o tempo de saturação, basta 02 colheres de café ao dia, dissolvido em pequena quantidade de leite, haja visto que é solúvel em gordura

    1. Vi que contém sódio, então quem é hipertenso não poderá consumir sem acompanhamento de um profissional da saúde treinado.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->