Super Lista com 18 Bebidas Típicas Italianas!
Muito além dos vinhos, a gastronomia italiana guarda tesouros imperdíveis para quem gosta de provar boas bebidas acompanhando pratos de comer rezando!
Nelson Rodrigues, célebre escritor brasileiro, uma vez afirmou que “toda unanimidade é burra”. Ele pode ter razão em várias coisas, mas não se o assunto for a gastronomia da Itália, reverenciada por tantos!
O país em forma de bota guarda verdadeiros tesouros em massas, doces e outros pratos! Mas, as delícias não param por aí e se estendem a, pelo menos, dezoito bebidas típicas italianas deliciosas que você precisa conhecer!
Afinal, nem só da gula vive o homem e, para acompanhar pratos e comidinhas inesquecíveis, nada melhor que bons aperitivos! Muito além dos vinhos, italianos e turistas se esbaldam com jóias como aperol spritz, negroni e o famoso prosecco.
Bebidas Típicas da Itália
Vejamos um pouco mais sobre cada uma das bebidas tradicionais da Itália!
Prosecco
O espumante ganhou status de elegância na década de 90, quando os produtores de vinhos descobriram seu potencial. Por mais fácil que seja encontrá-lo, o prosecco é inigualável na província de Treviso, onde é originalmente produzido.
De sabor leve e frutado, tem origem controlada e garantida, o que significa responder a exigências. Pode ser consumido antes das refeições ou acompanhar peixe, queijos ou pratos de sabor delicado.
Aperol Spritz
O Aperol Spritz surgiu no norte da Itália, mas é facilmente encontrado por todo o país. Seu ingrediente principal é o prosecco e o Aperol, um aperitivo tradicional italiano de coloração alaranjada marcante. Junta-se a esses ingredientes, água com gás, fatias de laranja e bastante gelo.
Franciacorta
Menos conhecido que o prosecco, é produzido com duas fermentações, sendo que a segunda consta de deixar a bebida em garrafas para envelhecer no período entre 18 meses e sete anos. A franciacorta é feita com uvas Pinot Noir, Chadornay, Pinot Blanc e acompanha refeições com peixes ou carnes.
Negroni
Reza a lenda que o negroni nasceu em 1919, na cidade de Florença, mas nada comprovado. O fato é que a bebida nada refrescante (só pode ser servida com gelo) guarda características de drink sisudo. É feito a partir de três ingredientes principais – Campari, Vermut e gin.
Bellini
Mais um drink cujo ingrediente principal é o prosecco e, de tão leve, pode ser consumido antes do almoço. Criado no famoso Harry’s Bar, na cidade de Veneza, o Bellini leva pêssegos em seu preparo e deve ser servido bem gelado.
Limoncello
Licor de limão digestivo muito popular originado no sul da Itália, mas que ganhou popularidade em todo o país. Doce e forte, é ingrediente do creme de Limoncello, bem parecido com uma batida. Se você está visitando a Itália (e tem mais de 18 anos, é claro!), não se surpreenda se o garçom aparecer um uma dose da bebida para você provar.
Garibaldi
Bebida feita a partir da mistura do Campari com suco de laranja, é também conhecida como Orange Bitter. O nome homenageia Giuseppe Garibaldi (sim, o próprio marido de Anitta Garibaldi) e é famoso por sua consistência saborosa e vigorosa.
Nocino
Tradicional, o Nocino é feito com nozes da região siciliana. Assim como o limoncello, é um licor que auxilia na digestão e, por isso, é normalmente servido após as refeições.
Vermouth de Piamonte
Bebida típica italiana feita com vinhos brancos fortes e aromáticos, ainda macerados com caramelo, especiarias e ervas. A maceração, a propósito, leva um ano. Pode ser encontrado nas suas versões doce, seca, bianco (branco) e rosso (tinto).
Maraschino
Licor originado na região de Zara, é feito a partir das folhas e polpa de cerejas marroquinas, fruto típico da área.
Campari
Velho conhecido dos brasileiros, o Campari é preparado com vinho, raízes, ervas e álcool, além de aguaquina e casca de laranja. A mistura dá sabor a um aperitivo amargo de cor vermelha.
Fernet
Ainda mais amargo que o Campari, o Fernet tem suas origens em Milão e é produzido a partir de plantas aromáticas.
Cynar
Os italianos parecem adorar um aperitivo amargo, não é mesmo? E, aqui vem mais um, o Cynar, bebida feita com alcachofras nascida em Pádua.
Strega
O Strega é o licor mais antigo do país e nasceu na região do Benevento, onde as “bruxas se encontravam”. A lenda dá conta de que tudo começou a partir de uma poção de amor feita em uma noite de lua cheia com 70 ervas aromáticas. Sua receita é secreta, mas já se sabe que leva açafrão e especiarias, como flordelis, canela, pimenta e hortelã.
Grappa
Forte bebida típica italiana, a Grappa é destilada a partir do bagaço de uva. O alto teor alcoólico – a bebida possui entre 37% a 60% de álcool em sua composição – sugere cuidado ao experimentá-la.
Sambuca
O destilado de sementes de anis leva é um licor forte e seco que leva, ainda, açúcar e substâncias aromáticas. Deve ser servido com gelo.
Amaretto
Suas raízes estão na região de Saronno, próxima a Milão. A bebida é feita com amêndoas, sementes de damasco, açúcar caramelizado, álcool, além de essência de plantas e frutos, como pêssego, baunilha e cereja.
Galliano
A mistura de flores, ervas e especiarias como alcaçuz, anis e baunilha dá origem a um licor amarelo bem doce.