9 Bebidas Típicas da Região Norte do Brasil!

No que toca às bebidas, a gastronomia da região Norte vai muito além dos famosos açaí e cupuaçu e brindam o turista com sabores tão marcantes quanto seus estados

0

Sete estados (Acre, Rondônia, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima), cobertura acima de 45% do território brasileiro e a cobertura da preciosa Floresta Amazônica. População miscigenada com forte influência indígena e uma cultura tão rica quanto os sabores que a permeiam.

Famoso pelos pratos de sabores marcantes, o Norte brasileiro brinda nativos e visitantes com ingredientes bem característicos. Conheça, agora, 9 bebidas típicas da Região Norte do Brasil que vão despertar sua curiosidade e te deixar com água na boca!

Sobre a região Norte

A região Norte é uma das cinco divisões geográficas definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com uma área de 3.853.676,948 km², cobre 45,25% do território nacional, extensão superior a países como a Índia. Sua população é miscigenada pela intensa migração, com fortes influências cearenses, africanas, europeias, asiáticas, gaúchas, paranaenses e indígenas.

As manifestações culturais da região Norte são variadas e especialmente influenciadas pela tradição indígena. Duas festas populares, anualmente, lotam as cidades onde ocorrem. No segundo domingo de outubro, o Círio de Nazaré reúne cerca de 2 milhões de fiéis pelas ruas de Belém do Pará. Realizada há mais de dois séculos, é uma das mais bonitas procissões católicas do mundo em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Círio de Nazaré, em Belém do Pará
Círio de Nazaré, em Belém do Pará

Por sua vez, o Festival de Parintins, mais conhecida como a festa do boi bumbá, ocorrem no mês de junho, no estado do Amazonas. Uma das mais antigas expressões populares, foi introduzido pelos europeus na época da colonização. No Bumbódromo, as agremiações do Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul) abordam, por três noite, aspectos regionais como lendas, rituais e costumes.

Festival de Parintins
Festival de Parintins

Bebidas típicas da Região Norte do Brasil

Açaí

Fruto símbolo da região Norte, o açaí produz vinhos e refrescos a partir dos grãos apanhados da palmeira conhecida como açaizeiro. Os cachos são esbagoados e postos em água morna para amolecer a polpa dos caroços. A partir daí, são amassados para passar pelo processo de transformação em bebida.

Bebidas Típicas do Norte: Suco de Açaí
Suco de açaí

Cupuaçu

Fruta de sabor forte usada em sorvetes, sucos e vitaminas, além do xarope de guaraná. Próximo ao cacau, é usado na produção do cupulate, um produto cujo sabor se assemelha ao chocolate.

Bebidas Típicas do Norte: Vitamina de cupuaçu
Vitamina de cupuaçu

Afurá

Bebida fermentada feita com bolos de arroz moído em pedra sendo que, no Pará, usa-se farinha de arroz ou o próprio cereal cozido com um pouco de açúcar. Sua origem remete aos cerimoniais ritualísticos africanos disseminados pelo país no período da escravidão.

Após o cozimento no açúcar, o arroz fica em infusão em potes de barro. A lenda conta que o afurá é a bebida usada em rituais para reverência aos Orixás.

Bebidas Típicas do Norte: Afurá
Afurá é um bolo de arroz fermentado, que, quando misturado com água açucarada, forma uma bebida refrigerante

Bacaba

Usada no médio Tocantins, mais precisamente nos municípios de Igarapé Miri, Abaeté e Cametá, esta bebida tem origem, de fato, pouco conhecida. Seu preparo envolve o seguinte processo: levar uma cuia de fruto de bacaba (palmeira nativa da Amazônia) para secar ao sol e, nela, bater claras de ovos, açúcar e gemas. Em seguida, derramar aguardente para continuar a bater. Uma dica é acrescentar cascas de limão e polvilho de canela.

Bebidas Típicas do Norte: Bacaba
Bacaba

Guariba

Bebida de origens indígenas muito comum no Pará, tem a mandioca doce como base. A massa deve ser espremida em beijus envolvidos em folhas de sororoca da várzea para, depois, ser colocada para assar no forno de barro.

Depois de fermentados por 15 dias, os beijus começam a pingar, quando atingem a condição de serem retirados do jirau. A porção da massa é colocada em alguidares, cuja água é suficiente para dissolver e ser coada, adoçando o líquido.

Tarubá

Bebida também de procedência indígena, feita de mandioca descascada e ralada. Novamente, a massa é feita em beijus que passam pelo forno e, depois, cozidos. O próximo passo é enrolar os beijus em folhas de sororoca molhadas para fermentação por três ou quatro dias.

Em seguida, são colocados na água limpa para amolecerem, coando quantidade de líquido suficiente para acrescentar açúcar e beber.

Bebidas Típicas do Norte: Tarubá
Tarubá, bebida amazônica

Tiborna

Mais uma bebida de origem indígena tendo a mandioca como base. A diferença é que, na sua forma de preparo com cozimento, pode adquirir sabor azedo que pode ser aliviado com um toque de açúcar.

Cachaça de jambu

Tradicional do Pará, ganhou território brasileiro devido à sensação de formigamento que a erva deixa na boca.

Bebidas Típicas do Norte: Cachaça de jambu
Cachaça de jambu

Aluá

Bebida de baixo teor alcoólico cujo processo de produção depende do estado onde é feito. No Pará, é feita com a fermentação da casca de abacaxi, enquanto no Acre e na Amazônia, a base está no milho triturado.

Bebidas Típicas do Norte: Aluá de abacaxi
Aluá de abacaxi

Gengibirra

Bebida típica do Amapá feita com cachaça, açúcar caramelado e cravos da índia, além do gengibre. Normalmente, é servida em rodas de batuque.

Bebidas Típicas do Norte: Gengibirra
Gengibirra

Guaraná

Como falar de bebidas típicas, especialmente aquelas originadas nas tradições indígenas, sem mencionar o guaraná?

Cipó originário da Amazônia, tem seus frutos transformados em pó para fazer bebida ou ser misturado a outros ingredientes, como amendoim, castanhas, cupuaçu, etc. Tem efeito estimulante por aumentar a resistência nos esforços mentais e musculares, além de diminuir a fadiga.

Bebidas Típicas do Norte: Guaraná
Guaraná (fruto)

Sucos de fruta

Cupuaçu, bacuri, taperebá, muruci e araçá são frutos típicos da região capazes de produzir sucos muito saborosos.

Bebidas Típicas do Norte: Suco de murici
Suco de murici

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.