13 Bebidas Típicas do Nordeste para Você Provar
Assim como sua culinária, o Nordeste brinda turistas e nativos com bebidas produzidas com ingredientes típicos, dando toques característicos de cada região
A culinária nordestina está entre as mais apreciadas do Brasil e, por que não, do mundo, já que muitos de seus ingredientes atravessaram fronteiras e brilham em restaurantes estrelados de vários países. Mas, a região também presenteia turistas e nativos com bebidas típicas de deixar qualquer um com água na boca!
Confira, a seguir, uma lista com 13 bebidas típicas do Nordeste para provar antes de morrer.
Ingredientes característicos
A região Nordeste é composta por nove estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Tão rica quanto sua cultura e alegria, está sua gastronomia, oferecendo pratos típicos que, há muito, já caíram no gosto dos brasileiros. Vatapá, acarajé, buchada, bobó e bolo de rolo estão entre os mais apreciados nas mesas de casas e restaurantes do país.
E o que falar das bebidas típicas nordestinas, também tão festejadas em todo o território brasileiro? Guaraná Jesus, cachaças, cajuína e o melaço de cana são apenas alguns dos exemplos do que podemos encontrar na rica região Nordeste.
Bebidas Típicas do Nordeste do Brasil
1 – Guaraná Jesus
Um refrigerante cor-de-rosa feito à base de cravo e canela, mas tem sabor de tutti-frutti… Parece o refresco do Chaves, mas essa é a descrição do queridíssimo Guaraná Jesus, o símbolo cultural maranhense e motivo de orgulho para todo o estado! A bebida foi criada por Jesus Norberto Gomes, nos idos de 1927, mas não teve boa aceitação devido ao seu paladar inicial amargo.
O farmacêutico deu uma modificada na fórmula e ganhou o paladar dos moradores. Quer uma prova? Nem a Coca-Cola, líder mundial de mercado, consegue bater o Guaraná Jesus no estado! Claro que a gigante não se conformou e acabou comprando a marca, assumindo a sua produção.
Atualmente, o Guaraná Jesus é comercializado em 270 cidades do Tocantins, Maranhão e Piauí, mas pode ser encontrado em todo o Brasil.
2 – Cajuína
Combater o alcoolismo com suco de caju! Sim, essa é a ideia por trás da criação da Cajuína, bebida desenvolvida por um farmacêutico em 1900. Se funcionou, ninguém tem provas, mas a cajuína é adorada em toda a região Nordeste graças ao seu sabor forte e adocicado, próximo ao licor da fruta. Tanto que dá nome ao “xote” de Caetano Veloso, sendo considerado patrimônio cultural nordestino.
3 – Aluá
Produzida à base de milho ou casca do abacaxi, o aluá é fermentado e degustado em diversos estados do Norte e Nordeste. Mas, aqui, a criatividade nordestina falou mais alto e podemos encontrar variações com características próprias em cada estado. Em Pernambuco, por exemplo, o aluá é feito com arroz. No Ceará, adicionam rapadura e cravo da índia.
4 – Caldo de cana ou garapa
Sabe aquela bebida que você toma aos domingos, na feira do seu bairro, acompanhando um bom pastel? Pois bem, o caldo de cana (ou garapa) tem origens na região Nordeste e tem suas origens nos latifúndios, já que a bebida era bastante consumida pelos escravos. Usado na produção da rapadura, o caldo de cana também é empregado na produção da cachaça e da rapadura, também típica do Nordeste.
5 – Cachaça
Ah, a cachaça! O Nordeste é uma das maiores produtoras da bebida do país, cuja qualidade a levou à exportação de excelência. Em estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, o turista encontra alambiques e marcas de renome abertos à visitação. A cachaça é consumida pura ou como ingrediente de outras bebidas, como caipirinhas.
6 – Tiquira
Bebida alcoólica com sabor tropical, como não poderia deixar de ser quando falamos na região Nordeste! A tiquira é um aguardente de coloração roxa destilado da mandioca. Tem sua origem nas tradições indígenas com produção exclusivamente original. É facilmente encontrada no Maranhão, Ceará e Piauí
7 – Cachimbo
Não, não estamos falando de fumo, mas de uma verdadeira iguaria que mistura frutas típicas à bebidas alcoólicas. Comum no sertão nordestino, o cachimbo é feito de aguardente, mel e polpa de fruta da época, mais comumente o limão, umbu, goiaba, maracujá, coco, manga e ananás. A bebida é tão famosa que foi mencionada em obras do escritor Graciliano Ramos.
8 – Refrigerante São Geraldo
O refrigerante São Geraldo está para o Ceará assim como o Guaraná Jesus está para o Maranhão. Produzida em Juazeiro do Norte há mais de 50 anos, o refrigerante São Geraldo é feito do caju extraído da própria fruta, podendo acompanhar delícias como feijão verde e baião de dois. As garrafinhas de vidro complementam a tradição por, dizem os entendidos, preservarem o sabor autêntico.
9 – Licor
Consumido sozinho ou como ingrediente de coquetéis e receitas, o licor traz extensa diversidade de cores e sabores. O toque levemente doce atrai diversos apreciadores, especialmente aqueles que prezam a produção artesanal. Entre os ingredientes típicos de base, estão jenipapo, cacau, tangerina e café.
10 – Drink Capeta
Por mais estranho que o nome possa ser, o drink típico da Bahia tem suas origens nas praias de Porto Seguro e é muito procurado nas barracas de verão. A receita original é simples: aguardente, limão, mel e guaraná. Mas, a criatividade do brasileiro não poderia ficar de fora e trouxe variações inusitadas, incluindo vodka, groselha, guaraná em pó, groselha, leite condensado, abacaxi, canela e gelo.
11 – Cravinho
Bebida típica de Salvador, o cravinho foi criado em um bar da capital baiana que, inclusive, leva o nome da bebida. O produto é o fruto da infusão de cachaça, mel, cravo e limão, tendo como diferencial sua produção instantânea, ou seja, não dá para encontrá-lo pronto. Os ingredientes extras podem ser escolhidos pelo cliente, podendo ser gengibre, jatobá, canela, capim-santo e erva-doce.
12 – Sucos de frutas típicas do Nordeste
Melão, manga, sapoti, caju, umbu-cajá….é difícil escolher uma entre tantas delícias tropicais para produzir os delicioso sucos típicos do Nordeste.
13 – Melaço de cana
O melaço de cana é nada mais nada menos que o caldo de cana concentrado. Pode ser encontrado como complemento de pratos como o queijo coalho, tapioca e outra iguarias.
E aí, ansioso ou ansiosa por experimentar essas iguarias?