As melhores praias de Camaçari, paraíso baiano para suas férias

Ignorando o polo industrial da cidade, as praias de Camaçari encantam por sua beleza e facilidade de acesso.

A Bahia é, por si só, destino digno de publicações inteiras sobre turismo. Cada uma de suas praias merece um capítulo à parte, tamanha sua beleza. Não seria diferente com as melhores praias de Camaçari, paraíso pertinho da capital, Salvador. Ainda que a cidade seja conhecida por seu polo industrial, o litoral está ali para lembrar que o visitante está, sim, no recanto mais ensolarado e alegre deste país. 

O rótulo de Cidade Industrial tem origem no Polo Industrial de Camaçari, um dos maiores complexos industriais integrados do Hemisfério Sul. Apesar disso, o município não perde sua preocupação com o meio ambiente e, por isso, abriga diversas unidades de conservação ambiental. Um alívio para nossos corações ambientalistas, não é verdade? Logo, suas praias são um verdadeiro presente aos olhos.    

A terceira maior cidade baiana foi descoberta pelos hippies e aventureiros na década de 70. Logo, cresceu e se tornou o município próspero que conhecemos hoje. Combina, então, o agito e modernidade com excelentes opções de relaxamento em meio às belezas naturais. 

Conheça, a seguir, as melhores praias de Camaçari. Prepare o filtro solar, desligue o celular e aproveite! 

Onde fica Camaçari?

Camaçari é uma cidade com cerca de 300 mil habitantes a 41 km de Salvador e a 9 km do aeroporto. De modo geral, sua prosperidade se dá pela exploração de petróleo, o que a torna base de pesquisa e oportunidades de emprego. A cidade também é rica em belezas naturais, característica que fortalece a atividade turística.  

As melhores praias de Camaçari

⇥ Guarajuba

As melhores praias de Camaçari: Praia de Guarajuba
Praia de Guarajuba

Um dos principais pontos turísticos do Brasil, a Praia de Guarajuba alia conforto, belezas naturais e infraestrutura que a fizeram a principal praia da região. Além disso, os coqueirais dão um charme a mais à costa composta por areias branquinhas e mar azul. Ademais, Guarajuba é uma excelente opção para quem gosta de curtir a noite, tendo em vista que as baladas começam ao anoitecer e só terminam com a luz do dia.

Em contrapartida, quem gosta de tranquilidade também tem seu espaço. Além de curtir os dias ensolarados na praia, é impossível não se esbaldar nas várias atividades que a praia oferece, como andar de bicicleta pelas ciclovias, caminhar nas praças, ir a restaurantes ou, simplesmente, passar o tempo desfrutando das ruas arborizadas. A Praia de Guarajuba é, definitivamente, ideal para casais, famílias ou grupos de amigos.

⇥ Barra do Jacuípe

As melhores praias de Camaçari: Barra do Jacuípe
Barra do Jacuípe

O encontro do rio com o mar é, com certeza, um espetáculo belíssimo visto em diversas partes do país. Por isso, os turistas ficam encantados com o fenômeno que acontece na Barra do Jacuípe, entre o oceano e o rio Jacuípe. 

Além do encontro das águas, o turista também admira a calmaria da água doce e a agitação das ondas do mar. Ainda, se a fome bater, barracas de praia vendem o melhor das comidas típicas da Bahia. 

Espetáculos a parte, a praia reserva coqueirais, dunas e arrecifes que, por si só, já valem o passeio. A praia também é famosa pelas piscinas naturais formadas junto aos arrecifes e da areia branca, uma paisagem de tirar o fôlego. Logo, é ideal para famílias. Mas, se o banhista gosta de praticar esportes, a Barra do Jacuípe é excelente para caiaque, canoagem, jet ski e surf. 

⇥ Praia de Arembepe

As melhores praias de Camaçari: Praia de Arembepe
Praia de Arembepe

A Praia de Arembepe já foi aldeia hippie que hospedou grandes artistas. Sua fama ainda não se perdeu e importantes figuras públicas e artistas famosos seguem visitando a região. 

A praia é excelente também para famílias, principalmente aquelas com crianças pequenas, uma vez que a maré baixa forma piscinas naturais. Porém, não é recomendado permanecer no mar durante a maré alta. 

⇥ Praia de Interlagos

As melhores praias de Camaçari: Praia de Interlagos
Praia de Interlagos

Interlagos significa “entre lagos” e, como o próprio nome já diz, a região tem vários deles, o que dá ainda mais charme e beleza à Praia de Interlagos. As dunas enormes e o vasto coqueiral fazem cada cantinho da praia um reduto especial. 

Porém, vale alertar que a praia é de mar aberto, isto é, tem ondas mais fortes que, inclusive, atraem surfistas dentro e fora da temporada.  

Porém, a Praia de Interlagos é tomada por um condomínio residencial de luxo, por isso, o acesso de automóveis é restrito aos moradores. Felizmente, o acesso para os pedestres é livre. 

⇥ Praia do Forte

As melhores praias de Camaçari: Praia do Forte
Praia do Forte

Belíssimos coqueiros e um mar azulado de tirar o fôlego. Assim é a Praia do Forte, dona de uma paisagem impressionante e sede do Projeto Tamar, responsável por proteger as tartarugas marinhas que se reproduzem na região. Consequentemente, a depender da época em que visitar, dá para encontrar filhotinhos indo em direção ao mar. 

Contudo, não dê uma de humano destrutivo e deixe a natureza seguir seu curso! Tocar ou interagir com as tartarugas é expressamente proibido e, para vê-las de perto, basta visitar o projeto.

⇥ Praia da Espera

As melhores praias de Camaçari: Praia da Espera
A tranquila Praia da Espera

Tranquila e de menor extensão, a Praia da Espera é conhecida por sua beleza e simplicidade. Seus principais frequentadores são moradores locais e pescadores, mas, apesar disso, conta com boa infraestrutura, a exemplo dos bares e quiosques próximos. A faixa de areia é clara e o mar agitado, ideal para quem gosta de esportes aquáticos.  

⇥ Praia Jauá

As melhores praias de Camaçari: Praia Jauá
Praia Jauá

Repleta de coqueiros, a Praia Jauá foi batizada com o nome de uma espécie de papagaio típica da região. Com 2,5 quilômetros de extensão, é dividida em quatro praias (Japonês, Sororoca, da Baleia e do Grilo). 

A região central da orla urbanizada e cheia de bares é chamada de Pedra da Baleia, ponto de chegada e partida dos barquinhos de pescadores. O aspecto bucólico divide espaço com infraestrutura de lazer e serviços, calçadão, bares, barracas e restaurantes. 

O mar tem ondas fortes que, na maré baixa, revelam recifes e piscinas naturais. A praia também conta com o Parque das Dunas de Abrantes, que atrai apreciadores do sandboard, do nascer e do pôr do sol. 

Mergulhadores encontram seu paraíso com os naufrágios entre corais e espécies marinhas. Os melhores pontos de mergulho são  os naufrágios de Salvador, Paraná e Gambi, o último com dez metros de profundidade. 

Onde ficar em Camaçari?

Fizemos uma lista com alguns destaques de hotéis e pousadas em Camaçari e região, para todos os gostos e bolsos, para você se hospedar! Para saber e mais e ver imagens das acomodações, basta clicar nos nome dos estabelecimentos.

Vila Galé Marés – All Inclusive: resort localizado a beira-mar que oferece, como acomodações, chalés e apartamentos. Apresenta ainda várias opções de lazer, como a enorme piscina ao ar livre, espaço kids, SPA, atividades esportivas, academia e diversas opções gastronômicas.  

Paraíso das Águas Residencial: localizado a 650 metros da praia, dispõe de piscina ao ar livre, terraço e unidades com ar-condicionado e área de estar, além de cozinha. 

Pousada Planeta Guarajuba: possui quartos com ar-condicionado, WiFi gratuito,  piso frio, TV e frigobar. A pousada também oferece lounge de TV, da sala de leitura com sofás confortáveis ​​e um clube infantil.

Pousada Peregrino: pousada tranquila e colorida de quartos equipados com TV, ar-condicionado e ventilador. O estabelecimento também tem jardim e uma cozinha compartilhada. 

Oyo Hotel Arembepe Beach Hotel: localizado à beira-mar, oferece acomodações rústicas com ar-condicionado, TV, varanda, frigobar e banheiro. O hotel também dispõe de jardim, bar, salão de jogos, depósito para bagagem e um estacionamento privativo. 

Pousada Águas do Piruí: pousada à beira-mar que oferece quartos com ar-condicionado, TV, frigobar, cofre e banheiro privativo. Também dispõe de Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte: luxuoso resort localizado dentro de uma reserva natural. O hotel oferece quartos com decoração de bom gosto e varanda, além de mais de 30 esportes ao ar livre e um spa com tratamentos de bem-estar. Os quartos dispõem de ar-condicionado, rede, TV a cabo e internet. O resort dispõe de 7 piscinas, academia, quadra de tênis e SPA. 

Iberostar Bahia: o Iberostar Bahia oferece regime all inclusive com 5 piscinas, 6 restaurantes, complexo esportivo e uma variedade de programas de lazer para adultos e crianças. Os quartos incluem ar-condicionado, varanda, área de estar, TV via satélite e frigobar. 

Iberostar Selection Praia do Forte: propriedade all inclusive, com 5 piscinas, 5 restaurantes, academia e um programa de entretenimento variado, para adultos e crianças. Todos os quartos incluem ar-condicionado, área de estar, TV via satélite, frigobar e uma varanda ampla, com rede. 

Hotel Via dos Corais: oferece quartos com ar-condicionado e TV, além de piscina, sauna e acesso à internet sem fio (Wi-Fi) gratuito. 

Pousada Farol das Tartarugas: em frente à praia, tem uma banheira de hidromassagem, um centro de massagens e uma piscina com espreguiçadeiras. Todas as acomodações são bem iluminadas e dispõem de ar-condicionado, TV LCD a cabo, frigobar e banheiro privativo. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.