Andar com o carro na reserva pode danificar veículo – Entenda como!
Confira os prejuízos que isso pode oferecer ao motorista
Muitas pessoas não sabem, mas dirigir o carro com o tanque de combustível na reserva é muito perigoso e compromete a saúde do veículo. Isso porque, se o motor desligar com o veículo em movimento, pode comprometer o funcionamento da direção e dos freios, proporcionando riscos tanto para o motorista e passageiros, quanto para o automóvel.
Siga a leitura até o final para entender melhor sobre os perigos de andar com o tanque de combustível na reserva.
Quantos litros é considerado na reserva?
O tanque na reserva pode ter variação conforme o modelo de carro, mas a média considerada está entre 5 a 10 litros.
Porém, é válido lembrar que não existe tanque extra. O “tanque reserva” é o mínimo necessário para alertar o motorista que o combustível está acabando. O condutor pode perceber facilmente através da luz acesa no painel do veículo.
Veja abaixo alguns danos que pode acontecer ao dirigir com o carro na reserva por muito tempo:
Andar com carro na reserva pode gerar pane seca
Muitas pessoas têm o hábito de abastecer o carro somente quando o tanque está na reserva, porém é imprescindível estar atento aos imprevistos. Isso porque, caso não encontre um posto de abastecimento nas proximidades, o carro pode sofrer uma pane seca, isto é, parar de funcionar por falta de combustível.
Além disso, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) no artigo 180, isso é considerado infração média, com multa no valor de R$ 130,16, adição de 4 pontos na carteira e risco de ter o veículo removido.
LEIA MAIS:
- Carro movido a “água salgada” roda até 1000 km sem precisar abastecer – Conheça!
- Descubra como a cor do carro influencia no consumo de combustível
Queima da bomba de combustível
É normal o veículo apresentar alguns problemas quando o motorista demora para abastecer ou tem o hábito de deixar sempre na reserva.
E outro risco para o automóvel é a queima da bomba de combustível presente no tanque, pois o combustível bombeado para o motor também tem a função de refrigerar a bomba, evitando o superaquecimento e queima da peça. Então, é fundamental para a saúde da bomba que o veículo esteja sempre abastecido.
Andar com carro na reserva pode gerar problemas no sistema de injeção
Outro risco para o veículo ao estar na reserva é o entupimento dos bicos injetores, os quais são responsáveis pela liberação do combustível para o motor.
É comum que as impurezas misturadas nos combustíveis se acumulem no fundo do tanque através do processo de decantação. Assim, com o tanque na reserva, essas partículas se misturam com o restante de combustível proporcionando entupimentos dos bicos injetores, falhas no funcionamento e perda de potência do motor.
O que achou deste conteúdo? Acesse o Rotas de Viagem e confira diversas dicas e curiosidades sobre carros e vários assuntos. Aproveite!