A gigante japonesa das motocicletas Yamaha lançará duas scooters elétricas em 2022. Chamadas de E01 e E02, as motos serão lançadas nos mercados europeu e asiático inicialmente.
Apresentadas como veículos-conceito, as scooters elétricas Yamaha E01 e E02 passarão por algumas modificações em relação aos conceitos para chegarem ao mercado.
A Yamaha revelou pela primeira vez os conceitos das scooters elétricas E01 e E02 no Salão do Automóvel de Tóquio de 2019. Elas foram os primeiros passos concretos da marca para veículos de energia limpa.
A empresa demorou a abraçar o desenvolvimento dessas motos e fez uma parceria com a Gogoro, fabricante de scooters elétricos, para dar andamento nesses projetos.
Praticamente não foram divulgados detalhes sobre o desenvolvimento do E01 e E02 desde 2019, quando foram anunciados. A imprensa especializada afirma que isso pode ter ocorrido pelo projeto ter sido abandonado e retomado.
De acordo com as informações divulgadas, a scooter elétrica E01 terá 125 cc. As características seguirão os padrões exigidos na Europa e na Ásia. Especula-se que ela terá 15 cavalos de potência e poderá alcançar 90 km/h.
A Yamaha E02 será menor que a E01 e deve se encaixar na categoria de 50cc. Poderá transportar duas pessoas e baterias removíveis que aumentam seu alcance.
Não foi divulgado qual a data em 2022 que será lançada as motos.