Você é workaholic? Fique atento aos sinais e descubra se você é viciado em trabalho!
Você se sente dependente do seu trabalho em todas as áreas da sua vida? Isso pode indicar que você é viciado em trabalho. Veja esses 10 sinais e descubra!
Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn em abril de 2021, entrevistando mais de 5 mil usuários ao longo de duas semanas, revelou que 50% dos participantes consideram a flexibilidade de horário e localização como aspectos mais relevantes para seu emprego. Além disso, 45% apontaram o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho como uma necessidade crescente.
Apesar desses dados, especialistas mantêm um olhar crítico sobre a possibilidade de uma transição efetiva para uma era que prioriza o bem-estar sobre o excesso de trabalho.
Sendo assim, identificar os sinais de uma obsessão pelo trabalho pode ser o primeiro passo para encontrar equilíbrio. Entre os sinais visíveis do workaholic estão a priorização extrema do trabalho, a falta de limites entre vida pessoal e profissional, a aversão ao tempo de inatividade, entre outros comportamentos característicos.
Sinais de que você é um workaholic e como lidar com eles
Obsessão pelo trabalho
Busque alternativas para equilibrar seu foco. Estabeleça horários para se dedicar ao trabalho e reserve tempo para atividades pessoais. Olhe mais para si além do ambiente de trabalho, isso também faz parte de uma jornada de autoconhecimento.
Falta de limites
Defina limites claros entre trabalho e vida pessoal. Estabeleça horários específicos para o trabalho e desconecte-se após esses períodos. Se você trabalha em sua casa, isso se torna ainda mais necessário. Tenha sempre um horário definido para iniciar e encerrar suas atividades.
Evitar tempo de inatividade
Valorize momentos de pausa. Pratique atividades relaxantes para recarregar as energias, fundamental para uma vida saudável. Inatividade pode muitas vezes ser vista como procrastinação para os workaholics, então tenha em mente que aproveitar seu tempo fora do horário de trabalho é algo necessário e totalmente ideal.
Perfeccionismo
Aceite que a perfeição absoluta é inatingível. Foque na excelência, não na perfeição. Tirando esse pensamento e dando apenas o seu melhor de forma saudável, você conseguirá aumentar sua produção e manter seu bem-estar.
Incapacidade de desconectar
Estabeleça limites digitais. Desligue notificações após o expediente e defina períodos para não acessar dispositivos eletrônicos. Muitos celulares têm a opção nativa para evitar notificações em determinados horários pré-programados. Utilize a seu favor!
Trabalhar muitas horas
Revise sua carga de trabalho. Priorize tarefas e defina prazos realistas para evitar excesso de horas trabalhadas. Muitas horas de trabalho não significam uma maior produção, estando sobrecarregado, o cansaço irá diminuir a qualidade do seu trabalho.
Dependência do trabalho para autoestima
Cultive hobbies e atividades que não estão relacionadas ao trabalho. Busque apoio emocional e reconheça seu valor além do ambiente profissional que você tanto preza. Se sentir bem fazendo outras atividades é fundamental para você mesmo perceber que é bom em outras tarefas.
Incapacidade de delegar tarefas
Aprenda a confiar em colegas e delegar responsabilidades. Compartilhe tarefas para aliviar a carga de trabalho. Pessoas workaholics têm dificuldade em confiar em outras pessoas, entrando na questão do perfeccionismo muitas vezes. Reconheça que precisa de ajuda e que outras pessoas também são capazes.
Sentir-se culpado quando não está trabalhando
Valorize seu tempo de descanso. Entenda que recarregar suas energias é essencial para um desempenho eficaz no trabalho. Tire férias e aproveite cada segundo de seus dias de folga, saia com a família e seus amigos. Um corpo e mente descansados não devem significar culpa. É seu direito!