Venda do iPhone 12 pode ser suspensa em país devido à radiação
Ministro da Transição Digital Francês anuncia possível suspensão das vendas do iPhone 12 no país e exige resposta da Apple
Em entrevista ao jornal Le Parisien, Jean-Noel Barrot, ministro da Transição Digital da França, revelou que a Apple pode ser obrigada a interromper a venda do iPhone 12 no país por exceder os limites legais de radiação.
A Agência Nacional de Frequências (ANFR), autoridade francesa de fiscalização de radiação, notificou a Apple sobre a proibição de comercialização do iPhone 12 após testes apontarem uma taxa de absorção específica (SAR) ligeiramente acima do permitido por lei.
LEIA MAIS: Famosa capital da Europa é agora a cidade mais poderosa do mundo!
Vendas do iPhone 12 podem ser suspensas na França
O ministro explicou que uma simples atualização de software resolveria os problemas de radiação associados ao iPhone 12, dispositivo comercializado pela Apple na França desde 2020.
Ele aguarda uma resposta da Apple em até duas semanas e ressaltou que está disposto a ordenar a retirada de todos os iPhones 12 do mercado, caso a empresa não tome medidas.
Barrot enfatizou que as regras são aplicadas igualmente a todas as empresas, independentemente de tamanho ou prestígio.
Os limites de segurança estabelecidos pela União Europeia para a utilização de celulares, relacionados aos valores de SAR, têm como objetivo reduzir riscos à saúde, incluindo o aumento do risco de certos tipos de câncer, de acordo com estudos científicos.
Além disso, a agência francesa planeja compartilhar as descobertas com reguladores de outros países membros da União Europeia, o que pode impactar as operações da Apple em toda a UE. Barrot descreveu essa decisão como tendo potencial para gerar um efeito dominó.
LEIA TAMBÉM: Por que escolher um Android em vez de um iPhone? Veja 6 motivos!
Em 2020, a França implementou regulamentações que exigem que varejistas informem sobre a radiação de produtos eletrônicos, como celulares e tablets, em suas embalagens.
Embora o iPhone 12 não esteja mais disponível na loja oficial da Apple, devido ao lançamento recente do iPhone 15, versões mais antigas da marca ainda podem ser encontradas em algumas operadoras e lojas de celulares. A situação está em constante evolução, conforme a Apple busca soluções para atender às preocupações de radiação levantadas pelo governo francês.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!