Veja como afastar cobras de chácaras, sítios e fazendas com segurança – e sem matá-las!

Aprenda a espantar as cobras de chácaras, sítios e fazendas

Você mora no campo ou em áreas com concentração de cobras? É provável que em alguma ocasião você tenha encontrado uma em seu quintal, pasto ou lavoura e esteja preocupado que elas possam entrar na casa, colocando em risco sua segurança e a de sua família diante desse problema. 

Se procura soluções para esta situação, recomendamos que preste atenção a este artigo em que damos recomendações e conselhos sobre como afastar as cobras.

Quando se trata de repelir cobras, nem sempre é fácil se livrar delas. Não se trata de matá-las, já que as cobras são necessárias para o ecossistema. Você precisa afastá-las para poder viver muito mais pacificamente. 

Como afastar cobras

A primeira coisa que você deve fazer para afastar as cobras é identificar o tipo de cobra que está em sua casa para encontrar o método mais eficaz. Nem todas as cobras são iguais e, portanto, não se comportam da mesma maneira. 

Dependendo da área em que você vive e do clima, você encontrará uma espécie de cobra ou outra, seu nível de perigo também dependerá disso. Para isso, o melhor é tirar uma foto quando encontrá-la e mostrá-la a um profissional de pragas, que lhe dirá o que fazer. 

Por outro lado, evite usar venenos ou repelentes químicos por conta própria, pois são prejudiciais ao meio ambiente, aos animais de estimação e até às pessoas. Além disso, existem alguns pesticidas de cobra que são proibidos. 

Adicionalmente, você deve saber que o uso de armadilhas e repelentes são soluções temporárias, que não o livrará do problema no futuro. Para preveni-los e afugentá-los, também é necessário estar familiarizado com eles e seu comportamento. 

Repelentes

A primeira coisa que você deve saber é que não existe um repelente de cobras verdadeiramente eficaz ou universal. No entanto, podemos encontrar algumas soluções com resultados aceitáveis, como a mistura de naftaleno e enxofre

A primeira coisa a saber sobre naftalina é que as bolas contêm uma forte neurotoxina, que pode ser tóxica para crianças e cães. Esta mistura exala um cheiro terrível, então isso pode afetar as cobras. 

Para fazer o repelente você vai precisar de:

  • 2 copos de enxofre em pó
  • 1 copo com bolinhas de naftalina
  • 1/2 copo de pimenta vermelha triturada

Basta misturar bem os produtos e então borrifar na região desejada. Recomenda-se repetir o procedimento todo os meses com bastante cuidado para crianças e animais de estimação não terem contato após a aplicação.

Outras soluções preventivas

Uma das melhores maneiras de manter as cobras afastadas é construir uma cerca que circunda todo o perímetro do seu quintal e casa e que chegue até o nível do solo – preferencialmente fique um pouco enterrada nele.

Por outro lado, a melhor maneira de evitar cobras é manter a área limpa, cortar a grama e aparar os arbustos. 

Evite elementos que possam atraí-las, como arbustos, palheiros ou pilhas de madeira. Os jardins são o habitat perfeito para a proliferação das cobras, a folhagem, a umidade e as colheitas que podemos ter nos nossos pequenos pomares, são as razões para isso.

Comentários (11)
Adicionar Comentário
  • HENRIQUE

    Aprendi com meus avós que vc queimando o chifres de boi ,este cheiro é insuportável para cobras vái a distância e refugia as cobras em geral….
    Aki funciona muito bem nos sítios da minha família

    • Altair

      Espero que funcione estas dicas para espantar cobras. Eu não gosto de matá-las e onde moro aparece muitas cobras. Porque moro próximo do Rio Uraim.

    • Eliane

      Galinha da Angola avisa cacarejando quando tem qualquer animal estranho por perto e se for pequena elas comem.

  • Malvadeza

    Plantar braquiária ao longo da cerca também afasta os répteis

    • Maurício

      Tudo isso aí pode funcionar,mais a melhor coisa a fazer e criar galinhas.
      O répteis não gostam de galinhas.
      Ficam longe.

  • Altair

    Espero que funcione estas dicas para espantar cobras. Eu não gosto de matá-las e onde moro aparece muitas cobras. Porque moro próximo do Rio Uraim.

    • Antonio Balbino da Silva

      Melhor do que todas essas alternativas apresentadas, é criar duas ou três seriemas na chacara ou quintal, dependendo da área e você se livrará da presença dos répteis.

  • Otto Helbing

    As galinhas da Angola ou picota são boas para afastar cobras. Elas fazem muito barulho quando aparece uma cobra. Cercam a cobra e as afugentam. Espero ter contribuído.

    • Carlos

      Eu só não mato Giboia ou caninana, o resto são todas peçonhentas

  • JURANDIR MOURA

    Aprendi com meus avós que o melhor repelente é queimar ossos e chifres de qquer natureza. Espanta cobras, escorpiões, aranhas e até os invejosos. Experimente!!!