Por que alguns carros da Honda estão sendo hackeados? Veja os modelos afetados!
Tecnologia presente em alguns veículos da Honda foram invadidos e apresentou falhas, deixando muitos clientes insatisfeitos
A tecnologia está presente em alguns veículos mais modernos da Honda e permite que as portas sejam abertas remotamente. No entanto, recentemente, ela começou a apresentar falhas, o que fez diversos clientes ficarem insatisfeitos com o sistema e fazer reclamações sobre a marca.
Isso porque, a tecnologia passou a permitir que qualquer pessoa entrasse e ligasse o carro, colocando a segurança do veículo em risco.
Desse modo, os especialistas conhecidos como Kevin2600 e Wesley Li (Star-V Lab) descobriram que o sistema foi hackeado, explorando-se um bug chamado de Roling-PWN. Ele faz com que qualquer pessoa possa abrir as portas e ligar o automóvel a até mesmo uma distância de até 30 metros.
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Veja a seguir quais foram os veículos afetados com esse bug e como proceder caso você possua algum deles.
Falhas em tecnologia: veja quais carros da Honda foram hackeados!
Os seguintes modelos podem ser afetados pelo bug em questão:
- Honda Accord 2020;
- Honda Breeze 2022;
- Honda Civic 2012;
- Honda Civic 2022;
- Veículos da Honda CR-V 2020;
- Honda Fit 2022;
- Honda Inspire 2021;
- Honda Odyssey 2020;
- Honda VE-1 2022;
- Veículos da Honda XR-V 2018.
No entanto, os responsáveis pela descoberta do bug alertam que modelos de automóveis de outras marcas também podem ser afetados.
Qual será a solução?
De acordo com a pesquisa, o dono de um carro afetado não consegue identificar facilmente os ataques. Isso porque, eles acontecem sem deixar nenhum rastro. Sendo assim, o mais indicado a se fazer é levar o automóvel a uma concessionária para fazer um recall.
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Com isso, no local, seria realizada uma atualização do firmware BCM que está em vulnerabilidade. O que pode ser feito de maneira tradicional ou remota. No entanto, o automóvel precisaria ser compatível com a tecnologia de atualizações Over-The-Air para o caso de se optar pela atualização à distância.
Os descobridores relataram que registraram um relatório ao serviço de atendimento ao cliente, apresentando o que poderia ser feito neste caso, mas a montadora ainda não deu uma resposta.
Você pode conferir mais informações sobre o problema na reportagem da VICE.
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