Vai encarar?! Veja quais os voos domésticos mais longos do mundo!
De forma quase invisível, os voos domésticos também podem durar por longas horas. Conheça o ranking que estabelece os voos mais longos do mundo.
Já parou para pensar quais são os voos mais longos do mundo? Certamente, a primeira alternativa que vem à mente como resposta são os voos internacionais.
Para a surpresa de muitos, existem voos domésticos com longa duração, mesmo que seja para o país de origem do voo.
LEIA MAIS: Por que alguns aviões estão eliminando os assentos reclináveis?
Como exemplo desses voos domésticos mais longos, separamos 6 opções que estão além do que a grande maioria espera. Confira a lista!
Voos domésticos de longa duração
São Paulo – Boa Vista (Brasil)
O voo doméstico sem escalas mais extenso da América do Sul é oferecido pela Azul Linhas Aéreas, ligando São Paulo Campinas a Boa Vista, no Brasil, cobrindo uma distância de 3.216 km.
A duração média da viagem é de aproximadamente 4 horas e 15 minutos, marcando presença no ranking mundial de voos domésticos.
Perth – Brisbane (Austrália)
Na Austrália, o maior voo doméstico sem escalas conecta Perth até a cidade de Brisbane, cobrindo uma distância de 3.614 km.
O voo, operado pela Jetstar Airways (com a frota Airbus A320), Qantas (utilizando o Boeing 737-800) e Virgin Australia (com uma combinação de 737NGs e 737 MAXs), tem uma duração de aproximadamente 4 horas e 45 minutos.
Calgary – St. Johns (Canadá)
Atualmente, a rota doméstica mais longa do Canadá é operada pela WestJet, conectando Calgary e St. Com uma distância de 4.337 km (2.342 NM), esse voo, identificado como WS 264, é realizado utilizando a frota de aeronaves Boeing 737-800 da WestJet.
Moscou Sheremetyevo – Petropavlovsk (Rússia)
O Aeroflot SU 1730 entre Moscou Sheremetyevo e Petropavlosk destaca-se como o voo doméstico mais longo sobre terras contíguas, cobrindo uma distância de 6.875 km.
O tempo de voo programado para essa rota é de 8 horas e 27 minutos. Em contrapartida, os voos domésticos mais longos geralmente estão associados a países que possuem territórios ultramarinos distantes.
Boston – Honolulu (Estados Unidos)
O voo HA 89 da Hawaiian Airlines parte de Boston para Honolulu, cobrindo uma distância de 8.199 km em 11 horas e 35 minutos.
Paralelamente, o HA 51 da Hawaiian Airlines, partindo do JFK de Nova York para Honolulu, percorre 8.020 km em 11 horas e 25 minutos.
Saint-Denis – Paris (França)
Air France AF 647 e Air Austral UU 971/975 voam de Saint-Denis para Paris CDG, cobrindo uma distância de 9.349 km.
Os widebodies Boeing têm uma duração prevista de 11 horas e 40 minutos para completar a viagem. Em uma rota semelhante, Air France, Corsair e French Bee voam de Saint-Denis para Paris-Orly, cobrindo uma distância de 9.337 km, com uma duração prevista um pouco maior, de 12 horas e 5 minutos.
LEIA MAIS: Por que beber a água da torneira do avião é uma má ideia? Entenda!
Papeete – Paris Charles de Gaulle (França)
Em 2020, durante as mudanças significativas na indústria da aviação devido à pandemia da COVID-19, dois novos recordes nacionais foram estabelecidos.
Em 15 de março daquele ano, a Air Tahiti Nui realizou um voo de Los Angeles para Paris, França, partindo de Papeete, Taiti, devido às restrições pandêmicas.
A distância percorrida foi de 15.715 km, e a duração do voo foi de 16 horas e 26 minutos. O Boeing 787-9 completou essa jornada em 15 horas e 45 minutos.