Por que beber a água da torneira do avião é uma má ideia? Entenda!

Conheça agora os perigos que você jamais imaginou sobre a água do avião.

Quando se trata de viajar de avião, muitos de nós estamos preocupados com a escolha dos assentos, o peso da bagagem ou até mesmo com o menu de bordo. No entanto, há um detalhe que muitas vezes passa despercebido, mas que é essencial para a nossa saúde e bem-estar durante o voo: a qualidade da água.

Você já se perguntou se é seguro beber água do banheiro do avião ou utilizar essa água para preparar bebidas quentes como café e chá? Este artigo vai trazer exatamente essa questão.

LEIA MAIS: 15 erros de português que muita gente comete (e como corrigi-los)

Saiba os riscos que estão ligados ao consumo de água nos aviões e quais são as alternativas mais seguras para se manter hidratado e saudável.

Presença de bactérias

Para começar, estudos realizados pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) encontraram bactérias coliformes na água de alguns aviões. Isso indica a possibilidade da presença de outras bactérias nocivas. Então, pode acreditar, você pode estar correndo riscos sérios em relação à sua saúde.

Riscos para pessoas com sistema imunológico comprometido

Embora pessoas saudáveis raramente adoeçam por beber café ou chá feitos com água de avião, aqueles com sistemas imunológicos comprometidos devem se preocupar mais.

Problemas de higiene nos tanques e mangueiras de água

Os tanques e mangueiras que abastecem os aviões com água foram identificados como fontes potenciais de contaminação, frequentemente descritas como sujas e com acúmulo de mofo.

Regulamentações questionáveis

A preocupação com a higiene na água dos aviões é algo que tem incomodado bastante os especialistas. Muitos, inclusive, preferem evitar até o uso da água das torneiras dos banheiros para lavar as mãos. Nesse caso, a alternativa mais segura é optar por desinfetantes de mãos.

Quanto à regulamentação e fiscalização, em 2011, os Estados Unidos implementaram a Regra da Água Potável das Companhias Aéreas, uma medida que exige a realização de testes regulares para detectar a presença de bactérias e a limpeza dos tanques de água.

A responsabilidade de monitorar a qualidade da água em aviões por lá recai sobre a EPA, que, no entanto, tem sido criticada por aplicar poucas penalidades em casos de infrações.

LEIA MAIS: 6 dicas para você viajar sozinho(a) e economizar dinheiro

Além disso, os regulamentos permitem que as próprias companhias aéreas realizem a coleta de amostras de água para teste, em vez de entidades terceirizadas, o que levanta questões sobre a eficácia do controle de qualidade.

Recomendações

  • Evite bebidas feitas com água do avião: Isso inclui café e chá, pois geralmente são feitos com água dos tanques do avião.
  • Prefira água engarrafada: Para garantir a sua segurança, é recomendado consumir apenas água engarrafada durante o voo.
Você pode gostar também