Os cancelamentos excessivos de viagens levaram a Uber a cancelar a conta de cerca de 15.000 motoristas da plataforma. A empresa confirmou os dados para a imprensa depois que a Associação Paulista dos Motoristas de Aplicativos (Amasp) afirmou que milhares de associados tinha sido banidos.
De acordo com a plataforma de viagens, o número de banimentos corresponde a 0,16% dos cerca de 1 milhão de motoristas cadastrados. A Amasp disse que os motoristas receberam uma notificação que informava o banimento do motorista devido a um grande número de cancelamentos, configurando abuso da plataforma.
“O abuso do cancelamento de viagens não tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar pedidos. Com a Uber, o motorista tem total liberdade para decidir quais solicitações de viagem aceitar e quais recusar”.
“A conexão entre o motorista e passageiro ocorre quando aparece o nome, modelo e número da placa do motorista para o passageiro e ele recebe a confirmação de que o motorista está indo ao destino. Isso só ocorre após o motorista verificar as informações do pedido (tempo, distância, destino, etc. e decidiu aceitar a viagem)”, conclui a nota.
No início do mês, a Uber anunciou o reajuste da taxa cobrada dos motoristas em função do aumento constante dos preços dos combustíveis. A empresa garante que o reajuste não afetará o preço da corrida para o usuário.
“Com o consumo de combustível aumentando constantemente, o Uber intensificou seus esforços para ajudar os motoristas parceiros a reduzir seus custos”, disse a empresa.
Pandemia
Desde o início da pandemia, o número de motoristas da Uber diminuiu drasticamente. Como resultado, os preços ficaram muito mais altos para os passageiros que estão menos dispostos a pagar por suas viagens. Os tempos de espera também aumentaram. Devido à escassez e ao aumento dos preços, as pessoas estão simplesmente voltando para os táxis tradicionais. Para piorar a situação, também é bastante comum ver um pop-up “nenhum carro disponível” no aplicativo Uber hoje em dia.
Graças ao aumento das taxas de vacinação e à reabertura do comércio, as pessoas parecem estar dispostas a voltar a viajar. Isso significa um aumento na demanda por novos motoristas Uber.