A Costa Amalfitana, com suas vilas coloridas, praias exuberantes de mar azul, está recebendo um upgrade no turismo da região! O antigo Aeroporto de Salerno Costa d’Amalfi está saindo da reforma e promete facilitar a vida de quem quer curtir o verão italiano em grande estilo, com voos comerciais programados já para este ano.
A Costa Amalfitana vai ganhar um aeroporto comercial para otimizar o tráfego de turistas
Com suas aldeias pintadas em tons pastéis e penhascos repletos de limoeiros, a Costa Amalfitana é um sonho de destino que atrai cerca de cinco milhões de turistas por ano. O único obstáculo? Chegar lá não é tão simples.
LEIA MAIS: Estes são os “Melhores Destinos Europeus 2024”, segundo a EBD!
A maioria dos viajantes parte do Aeroporto de Nápoles e encara uma maratona de trens e ônibus para alcançar destinos como Amalfi e Positano. Uma verdadeira aventura que, até então, fazia parte do charme da jornada.
A reforma do Aeroporto de Salerno Costa d’Amalfi será concluída em 2024
Mas a boa notícia é que essa saga está prestes a mudar! O Aeroporto de Salerno Costa d’Amalfi, localizado a 45 km de Amalfi e 21 km de Salerno, está prestes a reabrir as portas para voos comerciais ainda este ano, após uma reforma.
Construído em 1926, o aeroporto já serviu como base militar, escola de aviação, centro de combate a incêndios e até aeroporto privado. Entre tantos usos, ficou fora de operação comercial desde 2016, mas agora está pronto para voltar a operar.
A companhia aérea espanhola Volotea será a primeira nos voos comerciais a partir do Salerno Costa d’Amalfi, a partir do dia 11 de julho. Já anunciaram quatro rotas conectando a costa a destinos como Cagliari, Verona, Catânia na Itália e Nantes na França. Os voos para Nantes e Cagliari têm decolagem marcada para julho, enquanto Verona e Catânia entrarão em cena em setembro.
O aeroporto será um reforço para a região e alívio para Nápoles
O projeto não tem a intenção apenas de facilitar o acesso à Costa Amalfitana, há todo um plano maior em jogo. Além de proporcionar uma chegada mais tranquila ao local, o Salerno Costa d’Amalfi tem a intenção de otimizar o tráfego no Aeroporto Internacional Capodichino de Nápoles.
LEIA MAIS: Após 12 anos de tragédia, cidade japonesa se reergue com a ajuda do turismo
Com um recorde de 12,4 milhões de passageiros em 2023, Nápoles precisava de um apoio. Quando o novo aeroporto estiver totalmente concluído em 2043, a expectativa é que receba até seis milhões de passageiros por ano.
A Itália não está apostando apenas nas rotas aéreas, o governo está incentivando os visitantes a explorarem o país com viagens de trem. No verão passado, foi anunciado um plano para três novas rotas ferroviárias turísticas antigas, reforçando a ideia de que a viagem é parte fundamental da experiência italiana.