Pode até parecer clichê, mas como é bom falar das praias de Salvador, não é? A bola da vez é a Praia do Flamengo, um paraíso tranquilo, com coqueiros, ondas fortes e barracas de praia. Enfim, todos os elementos que você precisa para suas férias.
A capital baiana é a meca da cultura, arquitetura, gastronomia e diversidade. Mas, é também das praias, idílicas ou badaladas. Entre elas, a praia do Flamengo, mais tranquila e limpa. Vem conhecer!
Onde fica a Praia do Flamengo?
A Praia do Flamengo fica, na verdade, na divisa de Salvador com o município de Lauro de Freitas. A praia é vizinha a outras duas famosas e, também, paradisíacas: Stella Maris e Itapuã. Sendo assim, acaba mais distante do centro da capital e próxima ao aeroporto.
Assim, chegamos ao ponto crucial: como chegar à Praia do Flamengo. As linhas do transporte público saindo do centro levam cerca de uma hora para chegar até lá, então, o ideal é apelar para o aluguel de veículos, táxi ou carros por aplicativo.
LEIA MAIS:
- Saiba tudo sobre a Praia Costa Dourada, refúgio de paz no sul da Bahia
- Os melhores hotéis fazenda da Bahia para alternar com as praias
Como é a Praia do Flamengo
Ao contrário de vizinhas badaladas, como a Rio Vermelho, a Praia do Flamengo é sossegada. A infraestrutura não deixa nada a desejar, com mesas, espreguiçadeiras, barracas pé na areia e serviços.
Além disso, a orla é pontilhada de coqueiros que deixam o cenário ainda mais idílico. Um dos fatores que favorecem o clima de tranquilidade é a quantidade de condomínios fechados ao redor. Assim, não tem tanto comércio como em outras praias urbanas.
Na sua extensão, há pequenas dunas para completar o ambiente. O mar, ainda que tenha ondas mais fortes, tem trechos com arrecifes que, na maré baixa, formam piscinas naturais. E o por do sol? Um dos espetáculos mais bonitos que você vai assistir!
A faixa de areia é larga e extensa, ideal para fazer uma caminhada à beira do mar. Voltando à questão das ondas, o mar agitado favorece a prática do kitesurf e do surfe.
A Praia do Flamengo é perigosa para banho?
Falando nisso, a Praia do Flamengo é perigosa para banho? Nas partes onde o mar é mais agitado, sim.
Além disso, mesmo nas partes menos agitadas, quando a maré está alta, é bom ter atenção com os corais para não machucar o pé. Ao mesmo tempo, dá para fazer pesca de mergulho nas partes mais tranquilas.
As barracas de praia
Vamos falar de diversão? As duas barracas mais famosas da Praia do Flamengo são Pipa e Barraca do Lôro. Nelas, são servidos petiscos e bebidas, além de oferecidos serviços de banho para o turista.
No caso da Barraca do Lôro, por exemplo, foram montados lounges na praia, dispondo de maior conforto.
Parque das Dunas
Ali perto da Praia do Flamengo, também dá para visitar o Parque das Dunas, uma reserva ecológica que oferece passeios educativos guiados para mostrar lagoas, florestas e as dunas. É o lugar ideal para conhecer, por exemplo, falcões, garças, beija-flores, corujas e sabiás.
Onde ficar na Praia do Flamengo?
A maior parte das opções de hospedagem na Praia do Flamengo vem do aluguel de casas e apartamentos de temporada. Porém, dá para ficar nas praias próximas, como a Stella Maris, por exemplo, que dispõe de boa infraestrutura hoteleira.
➜ Pousada Praia do Flamengo: o hotel fica a quatro minutos, a pé, da Praia do Flamengo. Os quartos são simples, porém, confortáveis, com ar condicionado, frigobar e acesso ao jardim.
➜ Villaggio Orizzonte: já na praia de Stella Maris, a construção deste hotel lembra um navio. Pertinho da praia do Flamengo, tem janelas amplas nos quartos que, também, contam com cozinha e sala.
➜ Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Conventions: bem estruturado, o resort pé na areia tem acomodações bem iluminadas, com varanda de frente para o mar, dunas, jardim ou piscinas. O resort também tem área de lazer, restaurantes e bar.
E aí, bateu a vontade de já partir para conhecer a Praia do Flamengo, em Salvador? Aproveite para conhecer, também, outras praias da capital!