Saiba tudo sobre a Praia Costa Dourada, refúgio de paz no sul da Bahia

Protegida por falésias, a praia oferece tranquilidade e belezas naturais.

O litoral da Bahia é tão bonito e extenso que encheria milhares de publicações especializadas só para falar dele. Isso porque, a cada dia, surge uma praia escondida, uma falésia ou uma pousada que merece destaque. É o caso, por exemplo, da Praia Costa Dourada, um refúgio de paz e beleza no sul do estado. 

A Praia Costa Dourada fica em Mucuri, já chegando ao Espírito Santo. Cercada por enormes falésias, preserva aquele aspecto simples e rústico que agrada quem busca por paz. Ou, quem associa o luxo à simplicidade e quer aproveitar o que a natureza tem de melhor. E disso, a região entende bem!

Praia Costa Dourada

Bonita, a Praia Costa Dourada pode até não oferecer resorts de luxo, mas não deixa nada a desejar no conforto de suas pousadinhas. Nem nos quiosques e restaurantes locais. Tudo aquilo que você precisa para provar que o paraíso existe e fica na Bahia. 

Onde fica a Praia Costa Dourada?

A Praia Costa Dourada fica no município de Mucuri, a cerca de 35km do centro da cidade. Na verdade, está mesmo na entrada de um povoado chamado 31 de março, já na divisa da Bahia com o Espírito Santo. Para chegar lá, é preciso atravessar o Rio Mucuri de barco ou seguir pela estrada que leva ao povoado, que fica às margens da BR-101.  

Como é a Praia Costa Dourada, no sul da Bahia?

Amantes de paisagens rústicas vão amar a Praia Costa Dourada, no sul da Bahia. Quem vem pela estrada que leva ao povoado é recepcionado pelo portal de pedra e um monumento com dois golfinhos que indicam o caminho. Quanto mais próximo à praia, mais o visitante percebe o paraíso semideserto que se desenrola à sua frente. 

A Praia Costa Dourada é marcada pelas areias claras, de tom dourado, que contrastam com o mar azul esverdeado. Mas, o que impressiona mesmo são as falésias gigantes que a cercam. Os paredões chegam a 10 metros de altura e são cobertos por vegetação de restinga. Caminhando um pouco mais, o visitante avista coqueiros e barreiras de corais

Falésias na Praia Costa Dourada (Torcedor Mateense, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Barreiras que formam piscinas naturais propícias para um banho de mar revigorante e um mergulho sem medo. Exceto fora das barreiras, onde o mar fica um pouco mais agitado, demandando atenção do banhista. Voltando à areia, como a praia é mais vazia, convida para uma caminhada a beira do mar, aproveitando os ares bucólicos e acolhedores. 

Dois córregos deságuam na Praia Costa Dourada e, inclusive, dá para ver o encontro das águas doce e salgada.

A praia não conta com infraestrutura de bares e restaurantes propriamente no local. Nos arredores, no entanto, você vai encontrar pousadas confortáveis, bares e restaurantes que atendem bem ao turista. 

Só não espere muvuca! A Praia Costa Dourada é perfeita para quem quer apenas curtir o lugar, buscando tranquilidade. Falando em tranquilidade, fique até o final do dia, para assistir ao espetáculo do por do sol, ressaltando o tom dourado das areias da praia. Vale lembrar, ainda, que a praia pertence à Área de Proteção Ambiental de Costa Dourada.

Isso significa que a região é protegida por lei municipal desde 1999, o que garante a preservação da área.   

Onde ficar na Praia Costa Dourada – Pousadas

Pousada Barra Mares

Localizada em Mucuri, a cinco minutos da praia, tem restaurante, piscina ao ar livre, churrasqueira e WiFi. Os quartos são simples, porém, bem equipados, com armário, TV, climatização e varanda, dependendo da categoria. 

Onde fica: Rua Oscar Teixeira Siqueira, 445 – Centro 

» Reservas e mais informações «

Pousada Fim do Mundo

Não se assuste com o nome porque a Pousada Fim do Mundo é, certamente, onde você vai se encontrar! Localizada a poucos passos da Praia Costa Dourada, tem extensa área verde, bom atendimento, café da manhã e diferentes opções de acomodações. As suítes têm varanda, churrasqueira e demais comodidades. 

Onde fica: Rua Metzer – Costa Dourada

» Reservas e mais informações «  

Pousadinha Costa Dourada

Aconchegante, a Pousadinha Costa Dourada tem apartamentos equipados com frigobar, ventilador e TV. O atendimento é feito direto pelo dono, o sr. Gilberto, que também orienta sobre as principais atrações da região. 

» Reservas e mais informações «


O sul da Bahia sempre nos surpreende com cada praia e recanto, não é mesmo? Pois, além da Praia Costa Dourada, o estado tem mais joias a serem desvendadas, como as praias próximas a Salvador e as melhores praias de Camaçari.  

Comentários (0)
Adicionar Comentário