A Avantto, maior operadora de jatos executivos da Embraer na América Latina, assinou uma carta de intenção em parceria com a Eve Urban Air Mobility, para encomendar 100 de suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
O contrato é parte de uma parceria mais ampla entre a Avantto e a subsidiária de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Embraer, para desenvolver um ecossistema de UAM na América Latina.
Eve descreve o eVTOL que está desenvolvendo como apresentando um design totalmente elétrico de baixo ruído que continua a cumprir os marcos do programa, incluindo “o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e uma prova de conceito em outubro de 2020.”
A empresa não divulgou muitos detalhes sobre o design do eVTOL que está desenvolvendo além de imagens geradas por computador da aeronave, mostrando um design de oito rotores e observando que também contará com um sistema fly-by-wire de quinta geração.
O carro voador que Eve está desenvolvendo alcançou seu primeiro voo em simulador de engenharia em julho de 2020, e uma prova de conceito em outubro de 2020, de acordo com a empresa.
Passagens disponíveis para venda
Para continuar os avanços, a Embraer agora testa a rota que o eVTOL deve trabalhar. A empresa está cobrando 99 reais para voos de helicóptero no Rio de Janeiro para testar a operação dos carros voadores. As reservas já estão disponíveis e podem ser feitas no site Fly Flapper.
Inicialmente o trecho disponível vai do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão) à Barra da Tijuca e devem durar cerca de 15 minutos.
“A abordagem centrada no ser humano da Eve busca a validação prática de conceitos e suposições que nos ajudarão a entender e enfrentar os principais desafios associados à entrega do serviço. O Rio de Janeiro é uma das cidades com o pior tráfego do mundo, e a simulação nos ajudará a levantar as reais necessidades dos usuários, parceiros e comunidade que se beneficiarão de nossas soluções de mobilidade”, disse André Stein, CEO de Eve em um comunicado.