Como evitar ser taxado no AliExpress: Siga essas dicas!
Dicas para se prevenir das taxas alfandegárias
Por se tratarem de, majoritariamente, compras internacionais, uma preocupação muito frequente dos clientes brasileiros é como não ser taxado no AliExpress. Esse é um site que se destaca pela variedade de produtos encontrados em sua plataforma, além da vasta quantidade de cupons que lhe fornece ótimos descontos.
Porém, a preocupação citada acima advém de um problema frequente: pedidos enviados por outros países estão sujeitos à tributação alfandegária. Isso irá depender de alguns fatores, como peso e quantidade da mercadoria adquirida.
Saiba abaixo como você pode evitar esse custo extra na sua próxima encomenda internacional.
Saiba o que fazer para não ser taxado no AliExpress
Assim como outros marketplaces, o AliExpress funciona de forma simples. Nele é possível encontrar vendedores nacionais e internacionais, e isso é informado junto ao produto, inclusive com o cálculo estimado do frete.
Além disso, a plataforma disponibiliza entregas para todo o Brasil, e diferentes formas de pagamento como boleto bancário, cartão de crédito, e PayPal. Uma vez encontrado o produto que deseja, para evitar taxas é preciso estar atento a alguns detalhes.
LEIA MAIS: Coisas que você não deve levar na sua mala de viagem – Saiba quais são!
Primeiramente, evite fazer compras acima de US $50, incluindo neste cálculo também o valor do frete. Isso porque o Imposto de Importação e isenção em remessas de valor inferior a 50 dólares, previsto pela Portaria Nº156 de 24 de junho de 1999 do Ministério da Fazenda.
Em relação a esse quesito, é válido ressaltar que a isenção é aplicada quando o remetente e o destinatário são pessoas físicas. Ao mudar o cenário, tratando-se de pessoas jurídicas, os pedidos podem ser taxados, por esse motivo.
Outro fator que pode influenciar na taxação, é a forma de envio. O AliExpress oferece algumas opções para frete grátis. No entanto, nessas, o prazo de entrega pode ser um pouco maior quando comparado às opções pagas.
Apenas da longa espera, optar por essa escolha pode ser mais vantajosa. Ao utilizar essa opção por Remessa Postal Internacional, ela é feita pelos próprios Correios no Brasil, o que reduz a possibilidade de taxação, porém não impede. O que pode ocorrer é uma cobrança de 15 reais pela empresa Correios para que eles realizem a entrega.
Compre embalagens menores
Ademais, outra dica super válida é comprar em embalagens menores. Por conta da alta quantidade de embalagens que passam diariamente pela alfândega, nem todas são inspecionadas, principalmente as menores. Por isso, comprar em pacotes pequenos, de até 2 kg pode ajudar a evitar a taxação.
Visto isso, ao navegar pela plataforma, priorize pedidos inferiores ao valor de 50 dólares, que possam ser enviados em embalagens pequenas, além de optar pela forma de envio ligada aos Correios.
Gostou das dicas para não ser taxado no AliExpress?? Acesse aqui para mais informações!