O sushi é um prato japonês que consiste em um rolo com arroz avinagrado e diversos outros alimentos que, muitas vezes, é o peixe cru. Com isso, pelo fato do arroz branco ser o verdadeiro protagonista nessa receita, nutricionalmente falando, ele tem poucas fibras, além de gerar um pico de insulina em nosso organismo.
Mas, em se tratando de sushi, o arroz não é o maior problema! E sim, os outros ingredientes envolvidos que podem fazer bem para a nossa saúde ou trazer diversos malefícios para o nosso corpo.
Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te contar quando realmente o sushi é saudável e em quais situações ele não é. Confira a seguir!
Quais são os tipos de sushis saudáveis?
Sushi com salmão
O salmão é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, um tipo de gordura boa que faz bem para a saúde do coração e do cérebro. Sendo assim, o sushi maki e o sushi nigiri são opções mais saudáveis.
LEIA MAIS:
- Comida “japonesa” que não é consumida no Japão? Conheça quais são elas!
- As 15 comidas mais estranhas do mundo
Sushi com atum
Outra excelente fonte de ômega 3, o atum é um peixe muito popular e bem utilizado para sushis, tanto dentro de um rolo, quanto servido por cima. No entanto, é preciso ter um certo cuidado com o atum, pois o patudo, por exemplo, pode ser rico em mercúrio.
Sushi com abacate
Apesar de não ser um tipo de sushi popular em muitas regiões, o sushi com abacate é mais um tipo de sushi que é saudável, especialmente, para os veganos e vegetarianos. Além de que, o abacate é rico em gorduras boas e fibras que ajudam no bom funcionamento cardíaco e cerebral.
California Roll
Um sushi muito famoso, inclui arroz, nori, abacate, pepino e kani (uma imitação de carne de carangueijo). Geralmente é uma opção saudável, desde que você mantenha longe de molhos calóricos.
Quais são os tipos de sushis que podem fazer mal para a saúde?
Uramaki Filadélfia
O Uramaki Filadélfia é um tipo de sushi que pode até te fazer pensar que ele é saudável. No entanto, o seu ingrediente principal é o cream cheese, que é rico em colesterol e gorduras saturadas. Esse ponto torna essa uma opção pouco saudável.
Sushi com peixe-espada
Apesar de ser considerado uma iguaria no Japão devido à sua carne firme, o peixe-espada está na lista dos peixes com maiores níveis de mercúrio em sua composição. Por essa razão, deve ser rigorosamente evitado por mulheres grávidas, tentantes, lactantes e crianças pequenas.
Sushi com marlim
Por fim, o peixe marlim também é considerado uma iguaria no Japão. Contudo, assim como o peixe-espada, ele também está na lista dos peixes com maiores concentrações de mercúrio.
Gostou de saber quando o sushi é saudável? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!