Como fazer abacate madurar? E como fazer durar mais tempo? – Confira!

Confira o que deve ser feito para amadurecer um abacate!

Comprou aquele abacate lindo e brilhoso e quer fazer ele madurar mais rápido? Calma, nem tudo está perdido! Isso porque você consegue amadurecer o fruto facilmente, apenas adotando algumas técnicas práticas.

O abacate é uma fruta bastante rica, com substâncias benéficas para todo o corpo (desde que consumido em quantidade adequada, sem exageros). Ele contém gorduras poli e monoinsaturadas, ideais em uma dieta equilibrada.

Além disso, é riquíssimo em potássio, zinco, selênio, vitamina C, vitamina A, vitamina E, e diversas substâncias bioativas, que potencializa a saúde do corpo, e protege contra doenças, como a hipertensão, AVC e diabetes.

LEIA MAIS: Como fazer guacamole: Conheça os segredos por trás desse delicioso prato!

O responsável pelo amadurecimento do abacate é o gás etileno. Ele é emitido das frutas classificadas como “climatérica”, que são aquelas que continuam amadurecendo após serem colhidas. Por esse motivo o abacate é colhido ainda verde. Aprenda como potencializar a ação do amadurecimento do abacate em casa!

Como amadurecer o abacate mais rápido?

Mantê-lo próximo a uma banana

A banana é outra fruta que produz bastante gás etileno, portanto, manter o abacate e a banana em um mesmo recipiente fechado, irá duplicar a quantidade de gás presente, fazendo o abacate amadurecer mais facilmente.

Papel alumínio

Enrole o abacate em uma folha de papel alumínio, e leve-o ao forno a 90°C por 10 minutos. O calor e o ambiente fechado que o papel alumínio proporciona, fará com que ele amadureça.

Use o micro-ondas para fazer o abacate madurar

Essa técnica é para os mais apressados, entretanto deve-se pensar sobre qual forma você pretende usar o abacate, já que o micro-ondas pode alterar as características da fruta, como textura e sabor.

Para isso, faça alguns furos no abacate com o garfo. Em seguida, cubra o abacate com um guardanapo de pano, e leve para o micro-ondas por 30 segundos na potência média do aparelho.

Como garantir que o abacate maduro não apodreça

Com o passar do tempo, toda fruta atinge a senescência, escurece, perde textura e morre (apodrece). O primeiro passo para que ele não passe do ponto é deixar o abacate na geladeira, sem estar em nenhum saco ou vasilha, para que ele respire, e a temperatura fria consiga frear o amadurecimento.

Logo após cortado, a banda que restar deve permanecer com o caroço e ser embalada em um filme plástico. Se preferir, você pode pincelar um pouco de limão ou azeite de oliva, para proteger o escurecimento da fruta.

Outras notícias como essa, você encontra aqui no Rotas de Viagem!

abacateamadurece
Comentários (0)
Adicionar Comentário