Apesar de vivermos em um país com bastante incidência de raios solares em grande parte das cidades, muitos brasileiros têm apresentado sintomas de falta de vitamina D em razão dos hábitos da vida moderna. Isso porque, hoje em dia, passamos mais tempo em escritórios ou outros ambientes internos de trabalho do que ao ar livre.
Contudo, a vitamina D é um nutriente lipossolúvel que pode ser ingerida através da alimentação, suplementação ou pela exposição adequada aos raios solares. Logo, a sua carência acontece em função, principalmente, de uma má alimentação, falta de exposição solar e até mesmo à genética (nos casos de alguns países).
Por outro lado, desde que a pandemia causada pelo COVID-19 se iniciou, o número de pessoas com deficiência de vitamina D se alastrou. Isso porque, o home office ficou ainda mais presente para muitos indivíduos.
Quais são os sintomas de deficiência de vitamina D?
Quando o nosso corpo começa a sofrer devido à deficiência de nutrientes, ele começa a demonstrar sinais de necessidade. Principalmente no caso da vitamina D2 e a D3, que são precursoras de hormônios que atuam no sistema nervoso.
Sendo assim, se você tem observado que está enfrentando noites constantes com crises de insônia, indisposição, fraqueza e dores musculares frequentes, saiba que esses são os principais sintomas da deficiência de vitamina D.
LEIA MAIS:
As 10 frutas mais consumidas no Brasil: Conheça seus benefícios
Como fazer cuscuz sem cuscuzeira? Veja uma receita fácil e rápida
Estar com deficiência de vitamina D é grave?
Com o tempo, a deficiência de vitamina D pode potencializar algumas questões patológicas já existentes, como a piora de algumas doenças. Dentre elas, podemos destacar distúrbios psicológicos, doenças autoimunes, sensibilidade na pele, cardiopatias e alguns tipos de câncer. Além de ser capaz de provocar ou piorar a osteoporose.
Como fazer para não ter deficiência de vitamina D?
O primeiro passo para prevenir a deficiência de vitamina D é não passar protetor solar por 15 minutos, enquanto se toma sol em um local confortável e de meia sombra.
Além disso, mantenha uma alimentação equilibrada com ótimas fontes de vitamina D, como: ovos, fígado, leite, sardinha, atum e cogumelos.
Por fim, caso seja necessário, faça uma suplementação de vitamina D com a autorização do seu médico ou nutricionista.
Gostou de conhecer os sintomas de falta de vitamina D e como evitar esse problema? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!