Cinco atitudes de uma pessoa que quer te manipular – Fique de olho!

Se alguém faz uma destas coisas, a personalidade manipuladora dela é fortíssima.

Lidar com a manipulação é algo bastante difícil e, infelizmente, muito comum. Reconhecer os sinais de manipulação pode ser uma tarefa complicada mesmo após as consequências avassaladoras.

Pensando nisso, nós separamos alguns pontos para você atentar-se. Essas ações indicam que a pessoa possui uma personalidade manipuladora e identificá-los pode ser um bálsamo para sua saúde mental. Continue a leitura e saiba mais detalhes.

Sinais de que uma pessoa está sendo manipuladora

É válido lembrar que esses sinais podem ser bastante sutis, mas, com certa observação, podem acabar tornando-se bem óbvios.

LEIA MAIS: Quando ser legal demais com os outros é um problema? Veja 5 sinais de alerta!

Distorce os fatos

Um comportamento muito comum entre os manipuladores é a velocidade e eficiência com que mudam os fatos, sempre os trazendo a seu próprio favor ou benefício. Um manipulador sempre vai mover a situação para que ele se isente da culpa ou da responsabilidade.

Em nome disso, podem mentir envolvendo outras pessoas ou criando uma história bastante convincente para qualquer um que a ouça, fazendo com que a pessoa sendo manipulada sinta-se maluca.

Faz sua dor e insegurança parecerem pequenas

Outro ponto marcante do manipulador é o hábito constante de minimizar as dores, inseguranças e problemas alheios. Apesar de crerem que suas próprias dores são extremamente doídas, as dos outros são sempre pequenas e irrelevantes.

Isso tudo se dá pela baixíssima responsabilidade afetiva que os manipuladores possuem e a constante ideia de que a dor do outro é frescura e exagero.

Autopunição

O manipulador, certamente, será um tremendo chantagista e isso será perceptível sempre que ele for confrontado a respeito de algo que fez ou disse. Frases como “eu não mereço que você me diga isso” ou “por que você está fazendo isso comigo?” serão bastante comuns.

A mais famosa de todas, no entanto, é “eu sou a pior pessoa do mundo”, isso faz com que você sinta pena e, inconscientemente, traga a culpa da situação inteira para você.

LEIA TAMBÉM: Você pode não estar comendo o suficiente – Veja 4 sinais que seu corpo dá!

Comportamento passivo-agressivo

Apesar da pouca empatia com as outras pessoas, os manipuladores não conseguem viver sozinhos e por isso necessitam ter outras pessoas por diversas razões. Seguindo essa lógica, muitas vezes, sem nenhum motivo especial, eles irão atacar o emocional do outro como forma de se fazer presente.

Dessa maneira, é habitual fazer algum comentário em tom de brincadeira ou tão sutil que parece despretensioso. Mas que, certeiramente, ofende ou incomoda com a desculpa de que não foi intencional ou de que queria só ajudar.

Coloca um contra o outro

O que chamamos de triangulação é a arte que o manipulador mais domina: colocar uns contra os outros. Especialmente para encobrir suas manipulações, o chantagista irá gerar situações conflitantes e discussões que façam com que todos briguem entre si e ele mantenha o controle.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também