Sentar com as pernas cruzadas faz mal? Veja o que dizem os especialistas!

81% das pessoas gostam de sentar com as pernas cruzadas, mas é preciso saber se isso prejudica o corpo. Especialistas opinam.

Você é uma pessoa que gosta de sentar com as pernas cruzadas? Provavelmente, sim, assim como 81% dos participantes de uma enquete realizada no Instagram. Nossa posição preferida é cruzar uma perna sobre o joelho ou, às vezes, cruzar as pernas nos tornozelos, mas sempre nos perguntamos se essas posições são prejudiciais ao nosso corpo.

Então, elas são? Será que não devemos sentar com as pernas cruzadas? Aqui está o que os especialistas dizem.

O que dizem os especialistas?

Em primeiro lugar, ficar sentado por muito tempo em qualquer posição pode ser prejudicial, pois nossos corpos não foram feitos para ficar parados por longos períodos, diz Tara Jo Manal, DPT, vice-presidente de assuntos científicos da American Physical Therapy Association.

Segundo Paul Ritchey, DrPH, um ergonomista profissional certificado, existem alguns riscos associados a sentar com as pernas cruzadas, porém, essa posição não é particularmente problemática se for mantida por curtos períodos.

LEIA MAIS: 4 hábitos prejudiciais ao cérebro e que destroem sua mente

Quando pode ser prejudicial

No entanto, cruzar as pernas nos joelhos ou cruzar o tornozelo sobre o joelho por períodos prolongados tem sido associado a elevações temporárias na pressão arterial, má postura e dores musculoesqueléticas crônicas, diz Max A. Fitzgerald, MD, professor assistente de medicina física e reabilitação no Rush University Medical Center em Chicago.

Isso pode inclinar a pelve e, ao longo do tempo, potencialmente causar dor lombar e até mesmo desalinhamento na coluna. Também pode levar à tensão muscular e dor.

Geralmente, cruzar as pernas nos tornozelos é um pouco mais favorável do que cruzá-las nos joelhos ou colocar o tornozelo sobre o joelho por causar menos pressão nos quadris e na pelve. No entanto, ainda não é considerada a posição ideal para sentar.

Jennifer Heberton, PT, uma fisioterapeuta do Hospital for Special Surgery em Nova York, alerta que pessoas com problemas nos quadris, como osteoartrite ou impacto femoroacetabular, podem sentir compressão articular, inflamação e dor ao sentar com as pernas cruzadas.

LEIA MAIS: 4 comportamentos que você deve adotar após os 40 anos

E quanto à posição de lótus?

Essa é uma questão controversa. A meditação é considerada benéfica para a saúde mental e até mesmo física, mas a posição de lótus pode causar tensão nos joelhos, diz Max.

Para uma pessoa saudável e flexível, passar um curto período na posição de lótus durante a meditação ou yoga pode ser aceitável. No entanto, é necessário dedicar um tempo correspondente para alongar os músculos do quadril e fortalecer os músculos da coxa. No entanto, se você tem histórico de problemas nos joelhos, é melhor encontrar uma posição modificada diferente.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!


Fonte: consumerreports.org

Você pode gostar também