Sem trapaças! EUA obriga instalação de bafômetro em todos os carros; entenda!
O teste de bafômetro visa identificar o consumo de álcool por parte dos motoristas.
Nos Estados Unidos, o teste de bafômetro ganhará uma atualização, graças a uma nova lei que obriga a instalação de bafômetro nos carros. O dispositivo deverá ter capacidade de identificar quando os motoristas estiverem consumindo álcool.
A finalidade é reduzir a condução de veículos por motoristas alcoolizados, assim como diminuir a ocorrência de acidentes. Isso porque o dispositivo de bafômetro vai impedir o condutor de ligar o carro e, portanto, trafegar pelas vias.
Nova lei para teste de bafômetro vai entrar em vigência em 2026
A inovação legislativa nos Estados Unidos vai entrar em vigência a partir de 2026. Até o momento, a lei que determina a presença de sistemas capazes de identificar o consumo do álcool no carro precisa de regulamentação.
LEIA MAIS: 5 coisas que passageiros fazem e irritam a tripulação do avião – e que você deveria evitar!
O dispositivo legal está previsto na Lei de Investimento em Infraestrutura e Empregos, do governo do presidente americano Joe Biden. Essa lei, do ano de 2021, previa mais de 1 trilhão de dólares em investimentos nos EUA.
A lei estabeleceu um prazo de 5 anos para a indústria automobilística desenvolver sistemas capazes de realizar o teste de bafômetro e integrá-los aos carros. Ou seja, antes que a lei entre em vigor.
Atualmente, apenas uma empresa de origem japonesa, Asahi Kasei – que produz equipamentos eletrônicos e componentes químicos –, domina a tecnologia exigida pela lei nos EUA.
Assim, a Asahi Kasei está trabalhando em conjunto com órgãos governamentais e montadoras para tornar o sistema desejado mais acessível para a indústria automobilística.
LEIA TAMBÉM: Dispositivos eletrônicos em aviões: Quais posso usar e quais devo despachar?
Como vai funcionar o dispositivo de bafômetro?
Hoje, para detectar o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, é preciso que agentes de trânsito façam paradas nas vias e disponibilizem um dispositivo no qual os motoristas assopram.
Com a nova tecnologia, espera-se que um sensor seja acoplado ao veículo. Para iniciar a direção do carro, o motorista precisaria assoprar o dispositivo, que faria análise do teor alcoólico a partir de algoritmos.
A medida é uma forma de aumentar a segurança de outros motoristas e de pessoas nas vias e estradas, para reduzir acidentes provocados por pessoas conduzindo carros após o consumo de bebidas alcoólicas.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!