Por que as TVs 8K foram proibidas na Europa? Veja o que dizem os fabricantes!
Saiba por que as TVs 8K foram proibidas na União Europeia e como essa decisão afeta o mercado brasileiro
A televisão 8K tem sido um sucesso de vendas nos últimos anos, oferecendo uma qualidade de imagem impressionante e inovadora. Entretanto, sua venda foi proibida na União Europeia. Vamos entender o motivo.
Consumismo e sustentabilidade
Preocupada com a segurança, a proteção do consumidor e a sustentabilidade, a União Europeia decidiu banir as TVs 8K. A decisão foi baseada na exposição prolongada à radiação eletromagnética de alta frequência, bem como no consumo excessivo e desnecessário de energia.
LEIA MAIS: Novo Radar Doppler: a tecnologia que põe um fim na “esperteza” ao volante!
Mas por que exatamente as TVs 8K são proibidas na Europa?
Em 1º de março de 2023, a União Europeia introduziu uma nova legislação para reduzir o consumo de energia. Os fabricantes foram incentivados a produzir televisores com maior eficiência energética, enquanto os consumidores foram incentivados a escolher produtos ecologicamente corretos.
Esses novos regulamentos da UE afetam diretamente a compra de TVs 8K. O Índice de Eficiência Energética (EEI) foi atualizado e define limites superiores de consumo de energia com base no tamanho da tela.
A 8K Association, uma organização sem fins lucrativos que representa empresas de eletrônicos, revela que os legisladores da UE estabeleceram limites de consumo de energia com base em dados coletados de produtos lançados entre 2012 e 2017, o que pode deixar as informações ultrapassadas e não condizentes com a realidade tecnológica atual.
LEIA TAMBÉM: 5 móveis e objetos para você se livrar em casa – e ter mais espaço e boas energias!
Demanda global
Outro ponto a ser considerado é que a proibição no mercado europeu afetará a demanda global. Como a Europa é um importante mercado consumidor e uma tendência, essa restrição pode impedir que os fabricantes de TVs invistam na tecnologia 8K, deixando o Brasil em desvantagem quando se trata de avanços tecnológicos em novas TVs.
Isso levanta a questão: é hora de comprar uma TV 8K ou é melhor esperar?
Com a reduzida disponibilidade desses aparelhos no mercado brasileiro e o possível aumento de preços devido ao desabastecimento, especialistas recomendam aguardar. É importante que os fabricantes possam ajustar a resolução das TVs 8K para atender aos padrões permitidos na UE antes de importá-las para o Brasil.
Tem interesse em ler mais conteúdos como esse na internet? Então não deixe de clicar em “Seguir” no Google Notícias para receber os novos conteúdos do Rotas de Viagem direto do seu celular.