A Dinamarca é um país europeu cujos índices de desenvolvimento despertam a atenção de quem pretende viver melhor no exterior. Com expectativa de vida de 81 anos, a nação também desponta quanto à qualidade de vida. Por isso, muitos procuram o país para viver uma velhice segura e confortável. Logo, como funciona a aposentadoria na Dinamarca?
Especialistas apontam o sistema previdenciário dinamarquês como um dos melhores do mundo. A classificação se dá graças à combinação bem sucedida do que é pago pelo Estado enquanto benefício e outros planos de aposentadoria. Nestes, estão incluídos o que a empresa precisa, obrigatoriamente, pagar aos empregados ou planos privados.
Como funciona a aposentadoria na Dinamarca
O primeiro ponto a destacar sobre a aposentadoria na Dinamarca é que não há tempo mínimo obrigatório para contribuição. Mesmo assim, o valor do benefício será proporcional aos anos de pagamento enquanto o beneficiário atuou no mercado de trabalho. Porém, há planos para modificar esses requisitos.
Atualmente, a idade mínima para aposentadoria básica universal é de 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres. Entretanto, deve subir para 67 anos entre 2024 e 2027, considerando seis meses por ano. Depois, será considerado o índice de longevidade apresentado pela população.
Quanto ao funcionamento em si da previdência dinamarquesa, trata-se de sistema misto. Isso significa que, na prática, a aposentadoria na Dinamarca combina valor pago pelo Estado e previdência trabalhista. Assim, alia capitalização, repartição e proteção social, que é um benefício pago ao cidadão que nunca contribuiu. Veja como cada um funciona:
- capitalização: contribuição paga pelo trabalhador durante sua própria jornada laborativa
- repartição: valor de contribuição pago por trabalhadores com o objetivo de subsidiar a aposentadoria de quem já é beneficiado
- proteção social: benefício pago ao cidadão que nunca contribuiu ao longo da vida
A aposentadoria na Dinamarca tem plano consistente, razão pela qual ocupa o segundo lugar dos planos previdenciários no mundo.
Viver na Dinamarca como aposentado
Além de ter bom plano previdenciário, a Dinamarca ainda oferece aos cidadãos relevante bem-estar social, isto é, qualidade de vida. O sistema de saúde, por exemplo, é gratuito, eficiente e pode ser usufruído por todos que vivem legalmente no país. Por isso, a Dinamarca está entre os dez melhores países do mundo para aposentados.
O estudo realizado pela Blacktower Financial Management Group considera fatores como custo e expectativa de vida, criminalidade, além de preços de moradia. Por isso, 19,84% da população dinamarquesa, hoje, tem mais de 65 anos. Pessoas que, também, desfrutam de belas paisagens naturais e cidades deslumbrantes.
Como se vê, a aposentadoria na Dinamarca configura um sistema invejável, razão pela qual atrai pessoas que, após longos anos de trabalho, querem viver bem. Porém, não é o único país onde aposentados têm vantagens. Confira como é a aposentadoria na Noruega, outro país escandinavo com altos índices de qualidade de vida.