Pode até parecer coisa de filme, mas sim, é importante saber como encontrar câmeras escondidas em hotéis e outros tipos de hospedagem. Isso porque hóspedes de plataformas de hospedagem reclamam, com assustadora frequência, de terem encontrado equipamentos escondidos.
O que mais espanta é que anfitriões, funcionários e até hóspedes anteriores invadem a privacidade de novos hóspedes com aparatos cada vez mais bem escondidos. Estes dispositivos podem estar disfarçados em locais estratégicos e inimagináveis.
Ainda que não haja dados precisos desse tipo de crime, nem legislação específica para meios de hospedagem no Brasil, há respaldo na Lei Federal nº 13.772/2018 e no Código Penal. Além, claro, de se proteger ao saber como descobrir câmeras escondidas em hotéis.
Como descobrir câmeras escondidas em hotéis
Primeiro, tente localizar câmeras escondidas examinando a sala. Procure móveis ou eletrodomésticos que estejam em lugares incomuns, como uma lâmpada estranhamente inclinada em direção à cama, por exemplo.
LEIA MAIS:
- Dicas rápidas e eficazes para economizar a bateria do seu smartphone – Confira!
- Funções do Waze que você provavelmente não conhecia
- Dispositivos eletrônicos em aviões: Quais posso usar e quais devo despachar?
- Truques da Netflix: Aproveite 4 segredos que você deveria conhecer!
Fique de olho também em pequenos buracos onde uma câmera escondida possa ser instalada. Para ficar ainda mais fácil de detectá-las, desligue as luzes e acenda uma lanterna ao redor da sala, procurando o brilho de uma lente de câmera.
É importante ter em mente que existem três pontos cruciais para que as câmeras sejam realmente eficazes: linha de visão, energia confiável e uma conexão de rede ou armazenamento interno do dispositivo.
Por isso, as câmeras geralmente ficam escondidas em locais que possam esconder o dispositivo, bem como qualquer fiação necessária. Locais típicos para esconder câmeras incluem:
- lâmpadas
- adaptadores de energia
- interruptores de luz ou tomadas
- detectores de fumaça
- termostatos
- aberturas
- telefones
- despertadores
- TVs e dispositivos acoplados, como DVD ou consoles de videogame
- mesas
- espelhos
- porta-retratos
Especialistas indicam, por exemplo, desconectar relógios de cabeceira e colocá-los em uma gaveta. Ou, cobrir com uma toalha.
Como descobrir câmeras escondidas com o celular?
Sim, é possível usar o seu smartphone para encontrar câmeras escondidas em hotéis! Felizmente, seu smartphone pode detectar câmeras que seus olhos não conseguem ver. Existem duas formas de ter o seu aparelho como aliado nessa empreitada.
A primeira delas usa a câmera do smartphone para detectar a luz infravermelha proveniente de uma câmera que está gravando no escuro. Veja como fazer:
- Abra a câmera do smartphone e vire a lente para o modo selfie.
- Deixe o quarto o mais escuro possível, desligando as luzes e fechando as cortinas.
- Examine a sala lentamente com a lente da câmera do seu telefone, procurando por luzes brilhantes roxas ou brancas.
A outra forma de como descobrir câmeras escondidas, um pouco mais complexa, é instalar um aplicativo de scanner de rede, como o Fing, que lista os dispositivos conectados à rede Wi-Fi e seus endereços IP. Confira como proceder neste caso:
- Conecte seu telefone à rede Wi-Fi e abra o Fing.
- Para usuários do Android: toque em Atualizar para iniciar a digitalização.
- Para usuários de iPhone: o aplicativo começará a escanear automaticamente.
- Quando o aplicativo terminar de digitalizar, pesquise na lista dispositivos com fabricantes de câmeras como Nest, Arlo ou Wyze, ou endereços IP listados como “Câmera IP”.
Caso não encontre o Fing, busque por outro app similar.
Encontrei uma câmera escondida no hotel. E agora?
Seja em um hotel, seja no Airbnb, não quebre o objeto, ainda que o primeiro instinto seja esse. O primeiro passo é registrar a existência do dispositivo, filmando ou fotografando. Depois, comunique à gerência do hotel ou ao locatário.
LEIA MAIS: Truques da Netflix: Aproveite 4 segredos que você deveria conhecer!
Em seguida, faça um boletim de ocorrência imediatamente, levando todas as provas e procedimentos de comunicação.
Com relação ao meio de hospedagem, tanto hotéis quanto a plataforma de reservas podem ser acionados judicialmente por esse tipo de ocorrência. Por isso, é comum que plataformas, como Airbnb, excluam imediatamente o locatário de seus serviços.
No caso de hotéis, o hóspede é imediatamente acomodado em outra habitação, além de reembolsado ou ganhar o direito de se hospedar, em próxima oportunidade, com descontos.
Como proteger sua privacidade durante a viagem?
O primeiro cuidado é investigar o meio de hospedagem antes mesmo de viajar, uma vez que ainda não há lei específica para esse tipo de crime no Brasil e em muitos países. Logo, é fundamental ler avaliações anteriores de outros hóspedes, em especial, as mais recentes. Para isso, plataformas como a Booking.com podem te ajudar.
Em viagens de negócios, proteja seus dados observando qualquer objeto estrategicamente direcionado à captura de imagens de senhas e informações confidenciais. Evite ainda usar o notebook em lugares muito visados, como saguão do hotel.
Outra dica é cobrir o olho mágico da porta também, uma vez que há reversores que filmam dentro dos quartos de hotel.
Em tempos de tecnologia avançada que, nem sempre, é usada na melhor das intenções, é sempre importante cuidar da privacidade mesmo durante momentos de descanso. Por isso, não é nada indispensável se preocupar em saber como encontrar câmeras escondidas em hotéis.
Gostou de saber como descobrir câmeras escondidas em hotéis e hospedagens para proteger sua privacidade? Você pode conferir outras dicas úteis como esta no Rotas de Viagem.