Os riscos escondidos no empréstimo do Auxílio Brasil – Entenda!
Veja o que especialista dizem sobre essa medida
O programa Auxílio Brasil, benefício para pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza no país está com uma medida aprovada pelo Congresso Nacional para disponibilizar empréstimo consignado aos usuários.
Trata-se de um empréstimo consignado associado ao benefício. A medida ainda precisa de regulamentação para passar a valer. A previsão é que isso ocorra até o final de agosto.
LEIA MAIS: Beneficiários do Auxílio Brasil podem solicitar empréstimo Caixa Tem?
Porém, essa medida desperta a preocupação de alguns especialistas. Siga a leitura e confira o que diz a Defensoria Pública da União (DPU) sobre os riscos do empréstimo do Auxílio Brasil.
Riscos do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Basicamente, a medida prevê que as instituições financeiras disponibilizem crédito consignado aos beneficiários do programa, com limite de comprometimento de até 40% do valor mensal recebido pelo cidadão.
Contudo, esse empréstimo pode apresentar riscos, visto que pode ser utilizado para outras atividades e não para atender às necessidades essenciais da família, como alimentação, contas de energia e água.
Segundo a DPU, o empréstimo aprovado pode ser um “risco de superendividamento das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, violando o mínimo existencial e aumentando a parcela da população no ciclo vicioso da pobreza, considerando a ausência de juros e regulamentação dos empréstimos”.
Outro ponto contrário apontado pela Defensoria aborda a possibilidade de aumento de possíveis fraudes, comprometendo a segurança alimentar das famílias beneficentes.
LEIA MAIS: Quem receberá o novo cartão do Auxílio Brasil? Veja como cadastrar a senha!
Quem pode solicitar o empréstimo?
Para solicitação do empréstimo é necessário estar dentro dos critérios do Auxílio Brasil, ou seja, qualquer beneficiário pode solicitar o crédito. Assim, quando houver a regulamentação, os bancos poderão disponibilizar o empréstimo, mas é necessário deixar claro para os beneficiários o impacto das parcelas no valor total do benefício.
Outros riscos atrelados ao empréstimo
No que consiste ao limite para o pagamento da parcela, a intenção é garantir que o beneficiário consiga pagar o empréstimo sem comprometer a maior parte do valor do Auxílio Brasil. Essa medida visa manter o equilíbrio financeiro do mesmo, enquanto possibilita uma chance de crédito.
Mesmo com essa medida, é fundamental que os beneficiários se atentem às taxas de juros – geralmente altas – e ao valor final do contrato de empréstimo. É importante ter certeza de que o valor remanescente, após o desconto do empréstimo, seja suficiente para atender às obrigações e carências da família.
Lembre-se que o crédito deve ser aplicado de forma correta, ou seja, para atender as reais necessidades da família. O crédito não deve ser solicitado em vão para não resultar em endividamento e problemas para pagar as contas da própria casa.
Gostou desse conteúdo? Então, acesse nosso site Rotas de Viagem e confira outras dicas interessantes como esta!