Você costuma usar redes WiFi abertas ao público? Saiba o que pode acontecer!
Saiba como prevenir ter seus aparelhos eletrônicos hackeados
Inúmeras são as formas utilizadas para realizar cibercrimes, ou os também chamados crimes digitais. Atualmente um dos focos desses cibercriminosos têm sido os viajantes, principalmente os estrangeiros. Essas pessoas têm se aproveitado das falhas de segurança nas conexões online que são disponibilizadas de forma gratuita para invadir e hackear aparelhos eletrônicos.
Para saber mais sobre viajantes que têm os celulares hackeados ao usar wifi público, confira o artigo na íntegra!
O perigo das redes públicas de WiFi
Segundo pesquisa recente, realizada por uma empresa de segurança cibernética , um a cada quatro viajantes foram hackeados enquanto utilizavam WiFi público durante suas viagens. Consoante a pesquisa na NordVPN, a maioria dos ataques ocorreu nas redes ofertadas por aeroportos, rodoviárias ou estações de trem.
LEIA MAIS: Sem internet na rua? Conheça esse aplicativo para WiFi grátis!
É muito comum, em uma viagem internacional principalmente, utilizar das redes de internets ofertadas nos locais, ainda mais quando o chip do país não foi adquirido, ou se está sem sinal. Pois é justamente dessa necessidade que os hackers se aproveitam.
Esses cibercriminosos têm configurado pontos de acesso WiFi falsos, em locais bastante frequentados por turistas. Ao colocarem nomes bastante convincentes, acabam adquirindo acesso a vários aparelhos, que logo se tornarão vítimas.
Além dos pontos falsos de WiFi, os hackers hoje em dia conseguem invadir as redes públicas de Internet legítimas, ver tudo o que as pessoas conectadas a ela fazem, e assim roubar senhas e informações pessoais. Essas podem ser desde redes sociais, a até mesmo seus dados bancários.
LEIA TAMBÉM: Sinal de WiFi fraco? Sua casa pode ter um desses 3 problemas
Como se proteger
Uma das maneiras mais eficazes de proteger seus dispositivos online é utilizando o VPN. Segundo pesquisa da própria empresa, mais de 78% das pessoas não fazem uso do VPN enquanto estão conectadas em qualquer WiFi.
Proteja seus dados criptografando-os, usando o serviço VPN, impedindo que terceiros interceptem seus dados pela rede. Além disso, desative conexões automáticas, assim seu dispositivo impedirá que você se conecte de forma espontânea com alguma rede pública que não pretendia.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!