A medicina veterinária é uma profissão economicamente estável no Canadá, com boas perspectivas para os próximos anos. A carreira é favorecida pela tendência crescente em adotar animais domésticos, além de melhorar a forma de tratamento dispensada aos animais de grande porte. Por isso, quanto ganha um veterinário no Canadá e como é o salário por área de atuação?
O salário de um médico veterinário no Canadá tende a aumentar conforme os anos de prática. Além de anos de experiência, outros fatores influenciam o salário do profissional, como a área de atuação, localização geográfica e se o veterinário é um parceiro ou associado ao local de trabalho. A carreira permite salário médio de C$ 93.830 por ano, podendo chegar a C$ 162.450.
Porém, há profissionais cujos salários médios anuais circulam por C$ 62 mil. As variações no salário inicial também dependem da área de especialização. Vejamos, agora, quanto ganha um veterinário no Canadá segundo a experiência e prática.
Salário inicial do veterinário no Canadá
Antes de falar sobre o salário inicial do veterinário no Canadá, é importante pensar nos tipos de especialização. Enquadram-se na categoria de animais de companhia os animais domésticos, como cães, gatos, coelhos, gerbos e hamsters. É a área que emprega a maior parte dos veterinários e o salário médio é de C$ 87.000 por ano.
Já os animais de grande porte são aqueles presentes em fazenda e zoológicos. Há, ainda, a especialidade dos veterinários de animais exóticos. Nos dois casos, o salário inicial para estes profissionais é de, aproximadamente, C$ 75.000. A exceção para quem se dedica exclusivamente aos cavalos, cuja remuneração inicial média é de C$ 50 mil anuais. Por ser uma área com menor rendimento se comparada a outras da carreira, é a menos comum no país.
Contudo, é importante mencionar que existem veterinários que optam por atender a mais de uma categoria de animal, sendo conhecidos como veterinários de prática mista. O salário médio inicial é de aproximadamente C$ 75.000.
Salário do veterinário de acordo com a experiência
O salário médio de um veterinário progride conforme sua experiência. Neste caso, é recomendável fazer um estágio após a formação para ganhar experiência adicional, principalmente se o veterinário tiver o desejo de se especializar. Ainda que a maioria dos estágios de pós-graduação seja paga, o salário muitas vezes é inferior ao de um emprego em fase inicial, com média de C$ 32.894 anuais.
No primeiro ano de carreira, é esperado o salário médio anual variando entre C$ 70.000 e C$ 85.000. Com o tempo, os veterinários começam a ganhar mais perto do salário médio nacional para a classe – C$ 84.555 por ano. Caso o profissional trabalhe em um consultório particular, pode ter participação nos lucros e incentivos de bônus. Profissionais certificados em alguma especialidade têm salários superior a C$ 150.000 por ano.
Por outro lado, o salário de um generalista experiente é de, em média, C$ 88.326 por ano, excluindo a participação nos lucros e comissões. Mas, se for sócio em alguma clínica particular, seus ganhos podem ultrapassar C$ 143.000.
Salário do veterinário por tipo de prática
Além da prática clínica, os veterinários podem atuar indústrias, forças policiais e militares, pesquisas científicas e academia. Veja como é a variação de salário:
- Comercial e consultoria: salário médio anual de C$ 160.000
- Pesquisa e educação: salário médio de C$ 120.000 por ano
- Consultório particular: remuneração média de C$ 110.000 por ano
- Veterinários dedicados à alimentação animal: remuneração média cerca de CAD 90.000 a C$ 100.000 anuais
- Governo e militares: renda média de cerca de C$ 100.000 por ano
- Organizações sem fins lucrativos: ONG’s de resgate sem fins lucrativos também empregam veterinários, que ganham um salário médio de cerca de C$ 90.000 por ano.
Como se vê, o salário do veterinário no Canadá é bastante rentável, ainda que variando conforme a área de atuação e experiência. Portanto, trata-se de profissão estável e bem valorizada no país.