Quanto ganha um soldador em Portugal ?

Saiba qual o salário esperado para um soldador em Portugal , as atribuições e quais são as exigências encontradas no país

Você sabe o que é a soldagem? Trata-se do processo que une materiais, sendo eles similares ou não, de forma permanente. O profissional responsável por esta ação é o soldador que, assim, une e corta peças de ligas metálicas usando processos, como eletrodo revestido, tig, mig, mag, oxigás, arco submerso, brasagem, plasma. Também deve preparar equipamentos, acessórios, consumíveis de soldagem e corte, e peças a serem soldadas. E como são as oportunidades nesta carreira?

O mercado de trabalho encontrado por este profissional na metalurgia é vasto, tanto no Brasil quanto no exterior, como Portugal. O país tem uma população envelhecida, por isso, segue em busca crescente por mão-de-obra-qualificada. Além disso, existe um déficit considerável no setor que aponta pelo menos 28 mil profissionais necessários na área. 

Mercado de trabalho para soldador

Em Portugal, a maior parte das vagas podem ser encontradas na fabricação de estruturas metálicas, construção civil e indústrias metalúrgicas. Nestes espaços, deve identificar posições de soldagem e realizar inspeções visuais em peças. E como encontrar emprego na terrinha? O primeiro passo é adquirir o visto de trabalho, sendo a candidatura a vagas de emprego, antes mesmo de sair do Brasil, a porta de entrada. Caso a empresa se interesse pelo seu perfil, aumentam as chances de conseguir uma carta convite. 

A dica é acessar sites de empregos, como Net Empregos, Sapo.pt, Indeed, Neuvoo e Empregos XI. Também vale dar uma olhada no site O Petróleo, portal voltado  para conteúdos relacionados à indústria petrolífera, incluindo vagas internacionais para a modalidade offshore (exploração petrolífera em alto mar) e onshore (exploração petrolífera na terra). Em 2018, foi divulgado um programa de recrutamento focado em soldadores, exigindo experiência comprovada, passaporte e certidão negativa de antecedentes criminais.

Vale, ainda, navegar por canais no Youtube e páginas do Facebook, como a Soldadores em Portugal. Nela, são disponibilizados links com informações sobre o mercado de trabalho de soldagem.  

Quanto ganha um soldador em Portugal?

O ponto base para saber a remuneração média do soldador em Portugal é o salário mínimo vigente que, em 2019, está em 700 euros. No entanto, é importante considerar que o salário mínimo é aquele estipulado por lei e muitas empresas e empregadores podem pagar um pouco mais. 

A remuneração média de um soldador em Portugal vai depender da experiência, formação, empresa onde trabalha e cidade. Em Portugal, Lisboa está entre as cidades que melhor pagam seus trabalhadores. A média salarial do soldador em Portugal é de 800 a 1200 euros

Profissões de áreas como construção, reparação e serviços estão em alta, sendo responsáveis pelo emprego de 600 mil trabalhadores. A oferta é favorecida pelo reaquecimento da economia após a crise de 2013, reduzindo o índice de desemprego em quase 11%. Outro fator preponderante é a população economicamente ativa comparada ao número de habitantes: 5 milhões ativos contra 10 milhões de habitantes. Um país cuja expectativa de vida é alta tende a ter mais idosos que crianças e jovens, favorecendo a mão de obra externa.

Comentários (0)
Adicionar Comentário