O exercício da medicina é uma das profissões mais prestigiadas do Brasil. Ainda que as jornadas de trabalho sejam extensas, a remuneração é considerada uma das mais altas do país. Mas, e fora daqui, quanto ganha um médico no Canadá, por exemplo?
Antes de ir diretamente ao salário pago aos médicos no país norte-americano, é importante citar as origens dos vencimentos dos profissionais.
Há duas principais, sendo que a primeira são os recebimentos do governo. Neste caso, o médico não pode receber de pacientes particulares ou cobrar a mais pelas consultas (extra-billing), ainda que o atendimento seja em seu próprio consultório. Na segunda hipótese, os profissionais recebem diretamente dos pacientes.
Salário Médio de um Médico no Canadá
Isso posto, vamos ao que interessa: quanto ganha um médico no Canadá? Assim como no Brasil, o salário no país norte-americano depende muito da especialidade do profissional e da região onde ele vai atuar.
De acordo com levantamento feito pelo Canadian Institute for Health Information no ano de 2018, o salário médio anual de um médico no Canadá foi de $281.000 para os médicos de família. Os médicos especialista apresentaram ganhos médios de $360.000 anuais, enquanto os médicos cirurgiões ganharam uma média de $481.000 durante um ano.
Entretanto, como mencionado anteriormente, a soma pode variar muito dependendo da província de atendimento. A título de exemplo, no período de referência, enquanto o salário bruto anual médio para médicos da família na Colúmbia Britânica foi de cerca de $217.000, a mesma profissão em Ontário recebeu um valor médio de $309.000.
Outro ponto que impacta no salário, como também mencionado, é a especialidade do médico. Quanto maior a sua especialização, naturalmente, maior será o seu salário. Todavia, irá demandar mais horas de trabalho. Se por um lado os vencimentos médios de um médico da família giram em torno de $ 281 mil, por outro, um especialista cirúrgico pode receber até 481 mil dólares canadenses por ano.
Nos extremos da tabela de ganhos médios estão os oftalmologistas, que possuem a maior média salarial anual, cerca de 769 mil dólares canadenses. Em contraponto, os psiquiatras têm um salário mais “enxuto”, com uma média de 278 mil dólares canadenses por ano.
Confira o salário médio anual de outras especialidades, com base nos valores de 2018:
- Dermatologia – 385 mil dólares canadenses/ano;
- Neurocirurgião – 530 mil dólares canadenses/ano;
- Cirurgião Cardiovascular – 599 mil dólares canadenses/ano;
- Pediatra – 299 mil dólares canadenses/ano;
- Urologista – 481 mil dólares canadenses/ano;
- Ginecologista e Obstetra – 392 mil dólares canadenses/ano;
- Anestesista – 443 mil dólares canadenses/ano.
Além da região e especialidade, outro fator que precisa ser levado em consideração na hora de verificar os ganhos de um médico no Canadá, é a carga horária de trabalho.
Enquanto médicos da família trabalham, em média, 47 horas semanais, profissionais de outras especialidades têm jornadas médias de 50 horas, também por semana.