Quanto ganha um médico na Espanha?

O país tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo, tendo os hospitais e centros de saúde bem equipados como diferenciais.
Quanto ganha um médico na Espanha?

Jornadas de trabalho dignas, hospitais e centros de saúde bem equipados, respeito à vida do paciente. Parece um sonho? Bem, é assim que funciona o sistema de saúde na Espanha, considerado como um dos melhores no mundo. Não à toa, a Medicina por lá segue não como uma carreira supervalorizada, mas reconhecida e que exige profissionais altamente comprometidos. E, quanto ganha um médico na Espanha?

E por que o sistema de saúde espanhol é uma referência de dignidade e qualidade? O país não economiza esforços e investimento em tecnologia e otimização no atendimento público, o que lhe garante o 8º lugar no ranking publicado recentemente pela revista The Lancet. Por isso, 90% da população faz uso do sistema público que é financiado pela arrecadação de impostos e administrado pelas Comunidades Autônomas (CA). 

A assistência prestada aos cidadãos é dividida de suas formas: 

  • Atenção Primária: serviços básicos à população, como curativos, consultas, urgências, exames e cursos para gestantes 
  • Atenção Especializada: atendimento prestado em hospitais e centros especializados, tanto em regime de ingresso quanto ambulatorial 

Como usar o sistema de saúde pública na Espanha?

O sistema de saúde pública é prestado aos espanhóis por meio de seu cadastro na Seguridad Social, uma espécie de INSS no país. Caso o cidadão esteja desempregado, o atendimento é garantido caso ele esteja cadastrado na Previdência Social. Estrangeiros europeus residentes na Espanha devem possuir o Registro Central de Ciudadanos de la Unión Europea (RCUE), enquanto pessoas de outros países devem providenciar documentação e autorização de residência. 

E se o imigrante for ilegal? O direito à assistência é garantido para acidentes, doenças graves e gestação. A saúde pública segue as regras de cada comunidade autônoma, por isso, é importante verificar a possibilidade de adquirir a tarjeta sanitaria provisória direto com o assistente social da cidade. Turistas, por sua vez, devem portar o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros conforme o Tratado de Schengen. 

Quanto ganha um médico na Espanha?

A maior parte dos médicos espanhóis exerce a profissão no sistema público de saúde e as remunerações variam conforme a especialidade. Em média, o profissional da Medicina no país tem salários de 56 mil euros anuais, chegando a 65 mil euros para especialistas. Caso o médico combine sua atuação nos setores públicos e privados, a remuneração anual chega aos 100 mil euros por ano

Os cirurgiões estão entre os mais bem pagos, podendo perceber 150 mil euros anuais na área estética. Porém, a jornada pode também influenciar no salário final. O médico de atenção primária, por exemplo, ganha aproximadamente 30 mil euros anuais completando carga horária de 20 horas semanais. E um brasileiro pode exercer a Medicina na Europa? Poder, pode, mas o caminho é um tanto longo. 

Primeiro, o médico deve solicitar a homologação do título de medicina ao Ministério de Educação Espanhol apresentando a seguinte documentação:

  • Certificado de competência linguística
  • Cópias autenticadas do passaporte, diploma, histórico acadêmico
  • Pagamento de taxa 

A documentação deve ser oficial, apostilada segundo a Apostila de Haia e traduzida por profissional juramentado. Mais informações no site do Ministério de Saúde da Espanha. 


Curso de Espanhol – Online e Gratuito!

Você que deseja trabalhar na Espanha e quer se capacitar para melhorar suas oportunidades de emprego, temos uma ótima sugestão!

Que tal fazer cursos gratuitos de espanhol, do básico ao avançado, 100% online, com emissão de certificado, em um site associado à ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância)?

➥ Confira as vantagens:

  • Melhorar seu currículo possibilitando mais chances de conseguir um bom emprego.
  • Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego.
  • Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares em faculdades e universidades.
  • Em alguns concursos públicos é necessário possuir um curso específico.
  • Ajudar com a progressão funcional para funcionários públicos.
  • Aumentar seus conhecimentos em uma nova profissão.

➥ CURSOS DISPONÍVEIS:

Comentários (0)
Adicionar Comentário