A carreira de contador está em risco? Há quem diga que os dias na Contabilidade estão contados devido à automatização de tarefas e digitalização do sistema fiscal, mas a realidade não é tão assustadora quanto preconizam. O fato é que a profissão está em alta em vários países e prevê índices de crescimento nos próximos anos. Diante disso, vale a pena saber quanto ganha um contador nos Estados Unidos e como está o mercado por lá.
E por que nos Estados Unidos? Porque a carreira de contador está entre as dez profissões em alta no país que, ainda, é um dos que melhor remuneram o profissional da área. Para se ter uma ideia, o governo americano estima que as oportunidades para contadores e auditores cresçam 11% até 2024. Isso significa que, até lá, cerca de 142.400 novas vagas sejam criadas.
O mercado promissor se deve à importância da contabilidade na estrutura de empresas e órgãos governamentais. Afinal, é o contador quem fornece informações financeiras que subsidiam fornecedores, bancos, governo, investidores, sindicatos e funcionários. Profissão necessária para setores público e privado, o contador mede pontos negativos e positivos, além de dar diretrizes específicas para a tomada de decisões.
Como ser contador nos Estados Unidos?
A maioria dos empregadores norte-americanos exige Bacharelado em Ciências Contábeis ou áreas afins. No entanto, há empresas que demandam, também, mestrado em Contabilidade ou Administração de Empresas. Importante mencionar, ainda, que os profissionais atuantes no arquivo de relatórios com a Securities and Exchange Commission (SEC) devem, conforme a lei, ser certificados.
Deste modo, é necessário realizar um exame nacional e atender a requisitos que variam de acordo com o estado, assim como os valores. Brasileiros precisam passar por provas que os habilitam à certificação como contador público além, claro, de tramitar o processo de validação do diploma. E, vale a pena investir? Sim, até por existir redes de franquias que prestam serviços contábeis, tributário, financeiro e processamento de folha de pagamento.
Trata-se da adequação à tendência de profissionalização, globalização, trabalho em rede, segmentação e integração de canais de comunicação no mercado contábil norte-americano. No entanto, o país padece de profissionais qualificados, especialmente entre os mais jovens, o que alavanca as oportunidades.
Quanto ganha um contador nos Estados Unidos?
O salário mensal médio do contador nos Estados Unidos é de U$ 3.994, o equivalente U$ 47.936 por ano. Nos primeiros cinco anos, não há tanto aumento, mas experiências adicionais e o estado de residência podem aumentar o montante. Contadores com cerca de cinco anos de experiência recebem, em média, U$ 5.679 por mês, o que equivale a US$ 68.136 anuais.
O estado americano que paga melhor um contador é Nova York, onde o salário anual chega a U$ 55.406 por ano, inicialmente. Por outro lado, o Missouri é a federação no qual o salário é menor – US $ 45.679 por ano.
Curso de Inglês – Online e Gratuito!
Você que deseja trabalhar nos Estados Unidos e quer se capacitar para melhorar suas oportunidades de emprego, temos uma ótima sugestão!
Que tal fazer cursos gratuitos de inglês, do básico ao avançado, 100% online, com emissão de certificado, em um site associado à ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância)?
➥ Confira as vantagens:
- Melhorar seu currículo possibilitando mais chances de conseguir um bom emprego.
- Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego.
- Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares em faculdades e universidades.
- Em alguns concursos públicos é necessário possuir um curso específico.
- Ajudar com a progressão funcional para funcionários públicos.
- Aumentar seus conhecimentos em uma nova profissão.
➥ CURSOS DISPONÍVEIS:
- Inglês Básico – Carga Horária: 40 horas ⇨ MATRICULE-SE GRÁTIS ⇦
- Inglês Intermediário – Carga Horária: 50 horas ⇨ MATRICULE-SE GRÁTIS ⇦
- Inglês Avançado – Carga Horária: 50 horas ⇨ MATRICULE-SE GRÁTIS ⇦