O Canadá é um dos destinos mais populares entre brasileiros que buscam oportunidades profissionais no exterior. O país emprega esforços contínuos para estimular essa onda migratória e os brasileiros são bem vindos devido à sua qualificação e facilidade de adaptação. A tendência inclui profissionais graduados em diversas áreas, como a Biologia.
Saiba, agora, quanto ganha um biólogo no Canadá e como é o mercado de trabalho.
O biólogo é o cientista especializado em desenvolver estudos por método científico objetivando explorar e explicar os mecanismos que regem o funcionamento da matéria viva. Sua graduação é na área de Biologia ou Ciências Biológicas, podendo atuar em diversos segmentos, tais como indústrias farmacêuticas, universidades, zoológicos, escolas e institutos de pesquisa.
E o que é preciso para um brasileiro ser biólogo no Canadá? O primeiro passo é a graduação em Biologia ou outra disciplina ligada à área. Para aqueles que desejam inserir-se no segmento de pesquisa científica, também são exigidos mestrado ou doutorado. Universidades e empresas especializadas podem, ainda, cobrar experiência de pós-doutorado com pesquisa.
Como é o mercado de trabalho para o biólogo no Canadá?
Assim como no Brasil, o biólogo no Canadá vai atuar, preferencialmente, nas pesquisas sobre a população e meio ambiente, bem como o comportamento da fauna, flora e biologia molecular.
Quebec é um dos destinos que mais buscam profissionais estrangeiros, mas o mercado também é promissor na capital do país, Ottawa. Se destacam, ainda, Montreal, Toronto, Edmonton, Calgary, Winnipeg, Vancouver e Mississauga.
A boa notícia é que o mercado de trabalho é extremamente promissor no Canadá! O país é um dos que mais investem em pesquisas sobre a saúde humana e meio ambiente. E o que isso significa? Que o investimento nos estudos da área biológica é pesado, o que abre portas para profissionais especializados no segmento.
Quanto ganha um biólogo no Canadá?
O salário médio do biólogo no Canadá depende bastante da região, formação, área de trabalho e experiência do profissional. A média salarial é de C$ 31,11 por hora, mas pode chegar a C$ 35,58 por hora. Por isso, é interessante pesquisar e entrar em contato com quem já trabalha na área. Além disso, é preciso atentar-se à questão de validação do diploma, ter fluência no idioma local (francês ou inglês) e elaborar um bom currículo.