Quando trocar as pastilhas de freio do veículo? Fique atento a estes sinais!
Você sabe o que são as pastilhas do freio do seu carro? Você sabe como identificar se estão gastas? Confira aqui que te contamos!
Ter um carro pode ser uma “mão na roda” nos afazeres do dia-a-dia, tais como ir ao mercado, ao trabalho, à faculdade ou até mesmo sair a passeio. Embora o preço dos combustíveis não esteja lá essas coisas em atratividade, o carro é um conforto que vale a pena o investimento.
No entanto, é preciso entender que para se ter esses confortos, existem alguns reparos que devemos fazer nos veículos, dentre eles nas pastilhas do freio. Certificar-se de que os freios do seu carro estão em condições adequadas, não somente irá economizar no longo prazo, mas evitará, também, que você sofra um acidente.
LEIA MAIS: O que fazer se o carro apresentar problemas nos freios? 4 dicas que você precisa saber!
O que são e quando trocar as pastilhas de freio?
Quando se produz um automóvel, os fabricantes, geralmente, fazem a instalação de dois tipos de freios em veículos de passageiros: os freios a disco e os freios a tambor. Então, considerando essa premissa, é preciso enfatizar que ambos os freios utilizam do atrito para parar o seu veículo, mas existe uma diferença entre esses dois tipos:
- Os freios a disco usam pastilhas de material voltado ao atrito, pressionadas contra um rotor ou disco na medida em que o motorista pisa no freio. Em vista disso, o atrito resultante dessa força mecânica acaba freando o carro. Além disso, é importante enfatizar que os freios a disco são comumente encontrados nos eixos dianteiros de todos os veículos de passageiros modernos e, em alguns casos, também no seu eixo traseiro.
- Já os freios a tambor recorrem a um material de fricção, bem como às pastilhas do freio a disco. No entanto, esse material é fixado em “sapatos” em forma de meia-lua que, quando pressionados, faz com que o carro freie. Geralmente, os freios a tambor são adicionados nas quatro rodas. No entanto, nos carros mais modernos encontra-se somente instalados no eixo traseiro.
O que ocorre quando as pastilhas desgastam?
Sempre que você aciona os freios do seu veículo, o atrito da fricção fará com que as pastilhas do freio se desgastem. Desse modo, com o passar do tempo, o material vai ficando mais fino até que seja totalmente corroído se você não trocá-lo. Fique atento a estes sinais que podem indicar que é hora de trocar as pastilhas de freio do seu veículo.
Ruídos de guinchamento ou gritos:
Se as pastilhas estiverem gastas, provavelmente, ao acionar o freio, você começará a ouvir um ruído de guincho. Esse som é causado por um pequeno acessório metálico que se encontra na placa de apoio da pastilha de freio, feito com esse propósito. No entanto, é preciso enfatizar, que se o seu carro estiver exposto a chuvas, as pastilhas podem fazer um som semelhante.
Moagem metálica:
Caso você passe a ouvir um ruído como um metal sendo moído, isso também é um sinal de que a pastilha está desgastada. Na realidade, quando o metal começa a fazer contato direto com o disco isso pode rapidamente causar mais danos ao seu veículo, estragando todo seu sistema de freio. Então, é importante saber a hora da troca das pastilhas, visto que, no longo prazo, encarece o custo para a manutenção
LEIA MAIS: 7 maus hábitos que podem estar prejudicando seu carro
Nessa perspectiva, você precisa ter atenção aos seguintes fatores: ruídos de guinchamento ou gritos, e moagem metálica profunda e/ou frenagem excessivamente longas. Procure estes sinais para saber quando trocar as pastilhas ou sapatas de freio.
Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem