Quando você deve alinhar e balancear o carro? Evite gastos desnecessários!

Eles não dependem um do outro e não devem ser feitos sempre juntos

Apesar de o alinhamento e balanceamento do carro serem serviços comuns, o mito de que eles devem ser feitos sempre juntos ainda ronda por aí. Em virtude disso,  muitos condutores continuam acreditando que um depende do outro e não podem ser realizados separados.

Um dos maiores causadores dessa crença são os comércios de automóveis que insistem em criar combos promocionais de alinhamento e balanceamento para incentivar a realização dos dois serviços juntos, mesmo o veículo precisando de apenas um deles.

Por conta disso, para você ter mais clareza sobre esse assunto, no artigo de hoje, nós vamos te contar quando alinhar e balancear o carro no tempo certo. Continue lendo esse post até o final para conferir!

Afinal, o que é o alinhamento e balanceamento do veículo?

Antes de tudo, precisamos saber o que é alinhar e balancear o carro para entender do que se trata esses ajustes e porque eles são importantes para o seu veículo.

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O alinhamento é realizado para ajustar os ângulos das rodas do automóvel, visando mantê-las, constantemente, seguindo as especificações originais de fábrica. Esse serviço permite que o veículo ande em equilíbrio, ou seja, sem puxar para um lado ou para outro.

Já o balanceamento, por sua parte, tem o dever de medir as forças do conjunto em rotação, ou seja, promover a distribuição de peso de forma igualitária em toda a circunferência do pneu.

E, porque os dois são feitos geralmente juntos?

Como a maioria dos fabricantes de automóveis recomenda fazer o alinhamento e o balanceamento do veículo a cada 10.000 ou 20.000 km rodados, gerou-se o costume dos dois serem feitos sempre juntos.

No entanto, isso não é obrigatório e muito menos um pré-requisito. Você pode fazer um serviço sem depender do outro, visto que o carro sempre dá sinais de quando precisa de um deles ou dos dois.

Então, quando o alinhamento do carro deve ser feito?

Se você estiver percebendo que o seu veículo começou a puxar mais para um lado, primeiro confira a calibragem e, se mesmo assim não tiver adiantado nada, chegou a hora de fazer o alinhamento das rodas!

Além disso, fique atento à maneira em que o veículo se comporta quando está em movimento, especialmente nas freadas e em curvas.

E o balanceamento?

Já o balanceamento, os sinais de sua precisão se dão através do aparecimento de trepidações e vibrações excessivas na direção.

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